sábado

Nos acréscimos, a Espanha vence a Suécia

por João Andrade – joaoandrade@universodabola.com

Em um dos melhores jogos da Eurocopa até o momento, a Espanha venceu a Suécia por 2x1, hoje, e lidera o grupo D de forma isolada. A partida, equilibrada desde o seu início, foi decidida nos acréscimos da segunda etapa, quando David Villa fez o gol da vitória espanhola.

Após as duas equipes terem vencido em suas estréias, Espanha e Suécia entraram em campo tentando vencer para fugir da Holanda, que será líder do grupo C. Desta forma, montaram estratégias diferentes. A Espanha tocava a bola e comandava o jogo. A Suécia se fechava e assustava nos contra-ataques.

A Fúria aproveitava a ótima fase do atacante Fernando Torres, sempre perigoso em suas jogadas. Mas a bola não chegava ao seu companheiro Villa, muito bem marcado pelos suecos.

E, após uma pressão inicial, a Espanha saiu na frente. David Silva cruzou da esquerda e Fernando Torres antecipou a zaga da Suécia para abrir o placar. Com a vantagem no marcador, a Espanha apenas tocava a bola e deixava o tempo passar. A Suécia, então, resolveu sair para o jogo. E não demorou para empatar.

Ibrahimovic recebeu lançamento dentro da área, livrou-se de Sergio Ramos e igualou o jogo para a Suécia. A Espanha sentiu o golpe e demorou para se reorganizar, mas voltou a dominar a partida. No final do primeiro tempo, os espanhóis reclamaram pênalti em Silva, após trombada na área. Mas o placar ficou no 1x1.

Na volta do intervalo, o jogo continuou igual. A Espanha era quem tomava iniciativa e tentava pressionar a Suécia, que se defendia com muita qualidade e não contava mais com Ibrahimovic, machucado. O espanhol Fabregas entrou para dar mais mobilidade ao meio-campo da Fúria.

Mas mesmo pressionando, a Espanha não criava grandes chances. Os suecos tentavam o contra-ataque, mas perderam o poder de fogo sem o seu artilheiro. Quando o jogo parecia que terminaria empatado, tudo mudou. A pressão espanhola, então, foi recompensada nos acréscimos. Villa recebeu lançamento, deu belo drible e marcou o gol da vitória da Fúria.

Na última rodada do grupo D, a Espanha vai enfrentar a atual campeã Grécia. No outro jogo, a Suécia vai tentar garantir a vaga contra a Rússia.

0 comentários: