domingo

Lusa segura empate com o Verdão

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O primeiro clássico paulista do Brasileirão terminou empatado. Portuguesa e Palmeiras fizeram um bom jogo e terminaram com o placar de 1x1, em partida realizada no Pacaembu.

Com Kléber no banco e Denílson como titular, o Palmeiras começou o jogo em cima do time lusitano, pressionando e levando perigo. As jogadas criadas pelo chileno Valdívia quase sempre assustavam o goleiro Gottardi.

Após tanto atacar, o Verdão foi premiado com o gol. Aos 20 minutos, Valdívia fez bela jogada e tocou para o zagueiro David, que bateu cruzado para abrir o placar. O gol premiou o time palmeirense, muito melhor em campo.

Na seqüência, o Palmeiras teve a chance de ampliar o marcador. Denílson foi derrubado na área. Pênalti, que Alex Mineiro bateu na trave, desperdiçando grande oportunidade. E assim terminou o primeiro tempo.

Na segunda etapa, a Portuguesa voltou melhor postada e disposta a igualar as ações. O Palmeiras parecia acomodado com a vitória parcial. Tanto que parou de buscar o gol. E a Lusa aproveitou o vacilo palmeirense.

Em um ataque puxado por Claudecir, o atacante Diogo bateu forte e venceu o goleiro Marcos, empatando a partida. Com a igualdade, o Palmeiras acordou e voltou a jogar e criar, mas esbarrava na bem posicionada defesa lusa. Quando furava a retranca, contava com a falta de inspiração de seus atacantes e o placar ficou mesmo 1x1.

Na próxima rodada, o Palmeiras recebe o Atlético Paranaense no Palestra Itália. Já a Portuguesa vai até Minas Gerais, enfrentar o Atlético Mineiro.

Goiás e Ipatinga só empatam no Serra Dourada

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

Goiás e Ipatinga empataram em 1x1, neste domingo, no Serra Dourada, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado deve deixar as duas equipes nas últimas posições do torneio.

Preocupados com o mau início no Brasileirão, Goiás e Ipatinga precisavam na vitória e os donos da casa partiram para cima logo no começo. E gol também saiu logo. O experiente meia Paulo Baier cobrou falta e abriu o placar para o time goiano.

O time da casa, porém, não conseguiu ampliar a pressão e aumentar o marcador. O Ipatinga começava a entrar no jogo e tentava algumas jogadas, também sem sucesso.

No segundo tempo, o Goiás teve dois jogadores expulsos. O lateral Júlio César e o zagueiro Paulo Henrique deixaram a equipe esmeraldina vulnerável e o gol de empate do time mineiro não demorou. O atacante Neto Baiano completou cruzamento e igualou o placar, dando números finais à partida.

Na próxima rodada, o Goiás visita o Figueirense. O Ipatinga, por sua vez, receberá os baianos do Vitória em Minas Gerais.

De ressaca, São Paulo só empata com Coritiba

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

Ainda sentindo a eliminação na Copa Libertadores, o São Paulo só empatou em 1x1 com o Coritiba, jogando no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. O Coxa abriu o placar com Rubens Cardoso e Borges igualou o placar para o Tricolor.

O São Paulo entrou em campo sonolento, visivelmente abatido pela derrota para o Fluminense no meio de semana. O Coritiba aproveitou-se da falta de empolgação dos donos da casa e saiu na frente com Rubens Cardoso, que completou cruzamento de Michael.

O gol sofrido acordou o Tricolor, que partiu para cima. Após algumas chances desperdiçadas, o São Paulo empatou. Jorge Wagner cruzou, o goleiro Edson Borges cortou mal e Borges, livre, marcou. Mas o ânimo dos paulistas terminou aí.

Na segunda etapa, a falta de criatividade são-paulina era nítida, impedindo qualquer tipo de pressão contra o Coritiba. O time paranaense, por sua vez, encaixava alguns perigosos contra-ataques, mas também não conseguiu marcar.

Com o empate, o São Paulo fica com apenas dois pontos no Brasileirão e, na próxima rodada, terá o clássico contra o Santos, na Vila Belmiro. O Coxa chega aos quatro pontos e receberá o líder Cruzeiro no próximo fim de semana.