segunda-feira

Flamengo contrata o zagueiro Dininho

O zagueiro Dininho é o mais novo reforço do Flamengo para o Brasileirão.

O defensor que estava no Palmeiras, onde não vinha sendo aproveitado por Vanderlei Luxemburgo, reuniu-se hoje com o vice-presidente de futebol do rubro-negro e acertou os detalhes do contrato.

O acordo será de um ano, com possibilidade de renovação por mais uma temporada.

Dininho tem 32 anos e foi a primeira indicação do técnico Caio Junior, que trabalhou com o jogador no ano passado, quando comandava o Palmeiras.

A intenção do Flamengo é que o zagueiro se apresente na quarta-feira.

Confira a carreira de Dininho:

Nome: Irondido Ferreira Neto
Posição: Zagueiro
Idade: 32 anos (23/7/1975)
Local de nascimento: Itapagipe (MG)
Altura: 1,83m
Peso: 77kg
Clubes: Mirassol-SP, Matsubara-PR, Presidente Prudente-SP, Mogi Mirim, América-SP, Tokyo Verdy Kawasaki, São Caetano, Sanfreece Hiroshima e Palmeiras

Palmeiras flerta com Roberto Carlos e Cafú

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

Após o título do campeonato paulista, o Palmeiras segue de olho no mercado para reforçar o seu time. E os novos possíveis alvos são velhos conhecidos da torcida: os laterais Cafú e Roberto Carlos.

Os dois atletas, que tiveram passagens vitoriosas pelo Verdão, têm seus nomes ventilados pelos lados do Palestra Itália. E ganharam grandes cabos-eleitorais.

O técnico Vanderlei Luxemburgo foi o primeiro a se mostrar a favor das transações. “O Cafu e o Roberto Carlos têm mercado aberto em qualquer equipe do Brasil. São dois veteranos, entre aspas, mas com muita saúde e condição física privilegiada. A desconfiança é natural do brasileiro nesses casos, mas eu não vejo problema nenhum”, declarou Luxa.

Além dele, Denílson, que já havia aprovado uma possível vinda de Roberto Carlos para o Palmeiras, deu força para o experiente Cafú. "Se ele (Cafú) acertar a vinda para o Palmeiras, será ótimo. O Vanderlei (Luxemburgo) gosta de jogadores que acrescentem com experiência e o Cafu pode ajudar muito o nosso grupo”, disse o jogador.

Jorge Wagner se recupera e reforça o Tricolor

por João de Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O meia Jorge Wagner está recuperado de uma torção no joelho e vai reforçar o São Paulo no duelo de tricolores, contra o Fluminense, na Copa Libertadores da América.

O camisa 7 tricolor, destaque das bolas paradas e assistências, esteve ausente nas últimas quatro partidas do São Paulo.

O técnico Muricy Ramalho, porém, ainda não definiu se escalará o jogador ou se manterá o meia Hugo, que substituiu Jorge Wagner no primeiro jogo e foi muito elogiado.

O restante da equipe deve ser a mesma que venceu no Morumbi: Rogério Ceni, Zé Luís, Alex Silva e Miranda; Jancarlos, Fábio Santos, Hernanes, Hugo e Richarlyson; Dagoberto e Adriano.

Fluminense apresenta novo uniforme

O Fluminense apresentou, na manhã de hoje, os novos uniformes para o restante da temporada.

Thiago Neves (foto), Washington, Cícero, Roger, Tartá, Alan, Fernando Henrique e Ricardo Berna foram os modelos da apresentação, realizada no centro do Rio de Janeiro.

De diferente, apenas a gola da camisa principal, que agora deixa de ser "careca" e passa e ser pólo. Os uniformes de treino, antes laranjas em homenagem às Laranjeiras, agora serão cinzas. Uma referência às primeiras cores do time.

O que o torcedor sentiu falta foi de um terceiro uniforme. No momento em que outras equipes lançam camisas diferentes para atrair marketing, o Tricolor prefere ficar no tradicional.

O novo fardamento estará a venda a partir de amanhã.

Barcelona quer se livrar de Ronaldinho

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

Após longa novela, a passagem de Ronaldinho Gaúcho pelo Barcelona (ESP) parece ter chegado ao fim definitivamente.

O presidente do clube, Joan Laporta, declarou que não conta com o jogador brasileiro para a próxima temporada.

"Gostaria muito que Ronaldinho fizesse como Frank Rijkaard (ex-técnico do Barça, que deixou o clube), para que lembremos dele como um jogador que nos deu dois campeonatos e uma Liga dos Campeões", revelou o presidente.

O meia já foi alvo de muitos clubes e deve transferir-se em breve. Os maiores interessados no jogador são o Milan e a Inter de Milão, ambos da Itália.

Guilherme Macuglia é o novo técnico do Figueira

por Bruno Diniz - brunodiniz@universodabola.com

O Figueirense não perdeu tempo para anunciar o nove treinador. depois da saída de Alexandre Gallo, o clube contratou Guilherme Macuglia para comandar a equipe no Brasileirão.

Macuglia chega com moral por ter comandado o Guaratinguetá no Campeonato Paulista. Com a equipe, o técnico de 46 anos liderou a primeira fase da competição e foi eliminado pela Ponte Preta na semifinal.

Natural de Porto Alegre/RS, Guilherme Macuglia atuou pelo Figueira como atleta em 1985. Ele chega na manhã desta terça-feira para a sua apresentação no Centro de Treinamento do Cambirela, em Palhoça, juntamente com o seu auxiliar técnico, Luis Carlos Goiano.

Gallo deixa o Figueirense e assume o Atlético-MG

por Bruno Diniz - brunodiniz@universodabola.com

O técnico Alexandre Gallo não é mais o técnico do Figueirense. Ele pediu demissão após a vitória contra o Coritiba e vai assumir o comando do Atlético-MG, que demitiu Geninho após a eliminação da Copa do Brasil.

Gallo desmentiu a informação dada pelas rádios mineiras e catarinenses antes da partida contra o Coxa. O treinador falou que a decisão de sua saída foi tomada em comum acordo com a diretoria do Figueira.

“Nós vínhamos com um diálogo sobre isso há algum tempo. A decisão foi tomada em conjunto com a diretoria, e isso é que é importante”, afirmou Gallo, em entrevista ao canal de TV por assinatura SporTV.

O Atlético-MG também tentou despistar sobre a contratação do novo técnico. Falou em Levir Culpi e Emerson Leão, mas anunciou a contratação de Alexandre Gallo no começo da tarde de hoje.

Figueira supera infeioridade numérica e vence Coritiba

por Bruno Diniz - brunodiniz@universodabola.com

Com um homem a menos desde os 14 minutos do segundo tempo, o Figueirense venceu o Coritiba por 2 a 1, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

O primeiro gol do Figueira saiu aos nove minutos de jogo, dos pés de Cleiton Xavier. O meia bateu falta, mas Edson bastos defendeu. Ele mesmo pegou o rebote e abriu o marcador.

A resposta do Coxa foi rápida. Aos 12 minutos, Rubens Cardoso cruzou e Hugo se antecipou ao goleiro para empatar.

Mas o domingo era o dia de Cleiton Xavier. No fim da primeira etapa, ele recebeu a bola de Marquinho e anotou o segundo gol do time catarinense.

No segundo tempo, Léo Matos fez falta, levou o segundo amarelo e foi expulso, deixando o time da casa com um a menos.

O técnico Dorival Júnior fez substituições ofensivas para tentar explorar a vantagem numérica do Coritiba, mas não adiantou. O Figueirense conseguiu segurar o adversário e saiu com a vitória.
O Figueira chegou aos quatro pontos e está na 4ª colocação, enquanto o Coritiba, com uma vitória, é o 8º do Brasileirão.

Cruzeiro bate "mistão" do Botafogo

por Bruno Diniz - brunodiniz@universodabola.com

O Cruzeiro não teve dificuldade para vencer o Botafogo no Mineirão. A partida terminou 1 a 0, mas o placar poderia ter sido mais elástico se não fosse a boa atuação do goleiro Castillo.

Pensando na semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, na terça-feira, Cuca escalou um time misto para enfrentar o Cruzeiro. Apenas cinco titulares entraram em campo: Castillo, Renato Silva, Leandro Guerreiro, Diguinho e Wellington Paulista.

A partida marcou a estréia de Carlos Alberto pela equipe da estrela solitária. O meia, desentrosado, não foi bem. Demorou a entrar no jogo e viu o Fogão ser pressionado.

Aos 12 minutos da primeira etapa Wagner sofreu pênalti de Leandro Guerreiro. Guilherme cobrou e fez 1 a 0 para a Raposa.

Após o gol, o goleiro Castillo segurou o ímpeto cruzeirense e não deixou os adversários aumentarem a vantagem. O arqueiro uruguaio, que retornou à equipe depois de uma contratura muscular na coxa, voltou a sentir a lesão e deve desfalcar a equipe contra o Corinthians na terça-feira.

Com o resultado, o Cruzeiro chega a segunda vitória e está em 2º. O Botafogo segue com três pontos e é o 10º colocado

Edmundo faz dois e Vasco vence a Portuguesa

por Bruno Diniz - brunodiniz@universodabola.com

Em tarde inspirada da dupla Edmundo e Leandro Amaral, o Vasco venceu a Portuguesa por 3 a 1, em São Januário.

O Animal começou a partida no banco de reservas e viu um Vasco cheio de vontade, enquanto a Lusa parecia estar dormindo em campo. Mesmo assim, foi da equipe do Canindé a primeira chance.

Diogo fez boa jogada e tocou para Edno, que chutou forte no travessão. No rebote, Preto tentou uma bicicleta, mas Tiago defendeu no canto.

Depois disso só deu Vasco. Leandro Bonfim chutou de fora da área e André Luiz espalmou nos pés de Leandro Amaral, que fez 1 a 0 para o time da Colina.

No segundo tempo, Edmundo entrou no lugar de Alan Kardek. Aos nove minutos, após bate-rebate dentro da área lusitana, a bola sobrou nos pés do Animal, que fez 2 a 0.

O único a demonstrar vontade no time da Portuguesa, Diogo sofreu pênalti de Jorge Luiz, cobrou e diminuiu para a rubro-verde.

E quando parecia que a Lusa poderia crescer no jogo, o zagueiro Marco Aurélio falhou na marcação, o goleiro André Luiz errou na saída e Edmundo marcou o terceiro cruzmaltino.

Agora, o time de São Januário está na 9ª posição com três pontos. Com apenas um empate, a Lusa amarga a 16ª colocação.

Grêmio pára do paredão Bruno e jogo fica no 0 a 0

por Bruno Diniz - brunodiniz@universodabola.com

Em Porto Alegre, o Grêmio enfrentou o Flamengo pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. E não foi por falta de tentativas que o Tricolor saiu do estádio Olímpico com o empate. O time arriscou de todos os jeitos, mas parou na trave e nas grandes defesas do goleiro Bruno.

O jogo foi aberto desde o primeiro minuto. Ambas as equipes procuraram o gol e não se preocuparam com a defesa. As principais jogadas do time rubro-negro eram todas pelo lado esquerdo e saíam dos pés do lateral Juan.

Do lado gremista, o colombiano Perea, sempre muito perigoso, deu trabalho para a defesa adversária. O lance mais espetacular do jogo aconteceu aos 30 minutos do primeiro tempo. Perea recebeu cruzamento rasteiro, ajeitou e mandou de direita no ângulo de Bruno, que fez defesa sensacional.

O Tricolor ainda acertou o travessão do Flamengo em duas oportunidades: a primeira em uma cabeçada do zagueiro Pereira e a segunda com o também defensor Leo.

O empate deixa o Flamengo na 3ª posição, enquanto o Grêmio fica em 6º lugar.

"Veterano" falha e Fluminense perde para o Náutico

por Bruno Diniz - brunodiniz@universodabola.com

Com a cabeça exclusivamente voltada para a Libertadores da América, o Fluminense recebeu o Náutico no Maracanã e foi derrotado por 2 a 1.

O técnico Renato gaúcho preferiu escalar um time todo de reservas, principalmente com jogadores recém-saídos de Xerém. Assim, o Tricolor não conseguiu aplicar seu jogo e, devido à inexperiência da garotada, o que se viu foi só correria.

No entanto, o Flu teve a chance de abrir o marcador. Alan fez boa jogada e foi derrubado dentro da área. Carlinhos bateu o pênalti e Eduardo defendeu.

O único titular escalado pelo treinador foi o goleiro Fernando Henrique. E foi dele a falha no primeiro gol do Timbu. Wellington cabeceou no canto e o "veterano" da equipe aceitou.

Após o gol do Náutico, o time das Laranjeiras não ofereceu mais riscos e ainda tomou segundo gol, aos 49 do segundo tempo. Paulo Santos cruzou da direita e Warley ampliou para os pernambucanos.

Com a vitória, o Náutico é o líder do Brasileirão com seis pontos. O Fluminense está em 17º, com apenas um ponto.

Palmeiras vence o Inter e se recupera

por João Andrade

Após perder para o Coritiba na estréia, o Palmeiras venceu o Internacional por 2x1, neste domingo, no Palestra Itália. O resultado era considerado fundamental pelo elenco palmeirense, pois o Inter é visto como um adversário direto ao título.

Jogando sem Kléber, punido pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, após agredir o zagueiro reserva Mauricio em treino, o Palmeiras começou bem e pressionou o time gaúcho, que respondia em poucos contra-ataques.

Aos 17 minutos, o jogo foi tomando rumo. O volante Edinho pegou Valdivia sem bola e foi expulso. Com um jogador a mais, o Palmeiras não demorou para abrir o placar. Denílson, um dos melhores em campo, aproveitou erro da zaga do Inter e fez um belo gol.

No fim do primeiro tempo, o zagueiro Índio completou cruzamento de Alex e, de cabeça, igualou o placar. Voltando para o segundo tempo, o Verdão continuou pressionando, até que Valdivia conseguiu um pênalti, cometido por Orozco. Na batida, Alex Mineiro marcou: 2x1.

A partir daí, o time paulista só administrou o resultado. No fim do jogo, o argentino Guiñazu ainda conseguiu ser expulso, após entrada violenta em Lenny. Mas o placar não se alterou e o Verdão chegou a sua primeira vitória.

Na próxima rodada, o Palmeiras terá o clássico contra a Portuguesa, no Pacaembú. O Inter, por sua vez, vai ao Maracanã enfrentar o Flamengo.




Em teste para a Libertadores, Santos goleia

por João Andrade

O técnico Emerson Leão escalou a equipe titular do Santos contra o Ipatinga, neste domingo, e conseguiu a primeira vitória santista no Brasileirão. Kléber Pereira foi o destaque da partida, marcando três gols na goleada por 4x0.

De olho no confronto da próxima quinta-feira, contra o América (MEX), quando o Santos precisa ganhar por dois ou mais gols de diferença, o Peixe usou o jogo deste domingo como teste.

No primeiro tempo, o Santos não jogou um bom futebol e o Ipatinga foi superior em muitos momentos. As jogadas santistas não saiam e irritavam o torcedor do time.

Já na segunda etapa, o jogo mudou. O Santos contou com a sorte para abrir o placar. O lateral Kléber cruzou na área, a bola passou por todo mundo e entrou. Com o placar aberto, o Santos foi para cima e logo Kléber Pereira ampliou o marcador, após jogada de Trípodi.

Oportunista, Kléber Pereira aproveitou outra jogada de contra-ataque, recebeu passe de Lima e, sem goleiro, fez o terceiro. Abatido, o Ipatinga nada fez. O Peixe ainda teve um pênalti, que o artilheiro da noite bateu e deu números finais à partida: 4x0 Santos.

Na próxima rodada, o Peixe vai ao Mineirão encarar o Cruzeiro. Já Ipatinga vai à Goiania, desafiar o Goiás no Serra Dourada.

Reservas do São Paulo arrancam empate

por João Andrade

Com a cabeça na decisão da Libertadores na próxima quarta-feira, contra o Fluminense, o São Paulo entrou em campo com os reservas diante do Atlético-PR, na Arena da Baixada, e não fez feio. Conseguiu um empate por 1x1 e seu primeiro ponto no Brasileirão.

O Tricolor entrou em campo nervoso, principalmente pela baixa média de idade do time, que era de 21 anos. Os erros nos passes impediam as criações de jogadas e logo o Atlético cresceu no jogo. Aos 13 minutos, o zagueiro Danilo aproveitou a falha de Bosco em uma saída de gol e abriu o placar para o Furacão.

O São Paulo demorou para se acertar e levar perigo ao time da casa. O primeiro tempo foi praticamente todo do Atlético, que não teve forças para aumentar o placar e segurar a vitória.

No segundo tempo, o time paulista voltou com outra cara e pressionou o Furacão desde o começo. Borges e Éder Luís levavam perigo ao gol atleticano, além das faltas de Juninho, sempre muito perigosas.

O gol de empate demorou para sair. Após duas bolas na trave, uma de Juninho e outra do jovem lateral Rafael, o atacante Éder Luís aproveitou boa jogada na lateral e finalizou, decretando o empate.

No fim do jogo, o time são-paulino reclamou da arbitragem. Djalma Beltrani chegou a marcar um pênalti no lateral Alex Cazumba, mas voltou atrás para atender a marcação de impedimento, mal assinalado pelo auxiliar. A expulsão de Aislan também foi motivo de reclamação.

No próximo final de semana, o São Paulo recebe o Coritiba, no Morumbi. o Atlético-PR vai enfrentar o seu xará mineiro, novamente na Arena da Baixada.




Corinthians diz que Botafogo é favorito

por João Andrade

O Botafogo é favorito para o confronto da semi-final da Copa do Brasil. Pelo menos este é o discurso dos jogadores do Corinthians, adversários do time carioca.

O técnico Mano Menezes já pensa em mudar a equipe, respeitando o Botafogo, que joga a primeira partida no Engenhão. "Vou respeitar o Botafogo, precisamos armar uma estratégia correta, até porque será a primeira partida", explicou.

O Timão não contará com o meia Douglas, que já jogou o torneio pelo São Caetano. Em seu lugar, o treinador corintiano pode colocar um jogador menos ofensivo e se proteger mais, visando um bom resultado na casa do adversário.

O Botafogo, que poupou seu time titular neste final de semana, deve contar com a sua força máxima para a disputa contra o Corinthians. O primeiro jogo do confronto será nesta terça-feira, no Engenhão.