terça-feira

Suécia espanta 'zebra' e bate Grécia

por Obede Jr. - obede@universodabola.com

A Grécia foi a campeã da Euro em 2004. Naquele ano, os gregos contaram com o fator surpresa para triunfarem no campeonato. Em 2008, a situação é diferente. "Macacos-velhos", Suécia não deu sopa pro azar e mostrando um futebol mais técnico e ofensivo venceu a seleção grega por 2 a 0 nesta terça-feira, em Salzburgo, na Áustria.

Em um jogo ataque contra defesa, os gregos utilizaram da mesma tática da Euro passada, mas dessa vez sua defesa sucumbiu e agora eles vêem suas chances de classificação diminuírem drasticamente, uma vez que no outro jogo do grupo, a Espanha bateu a Rússia por 4 a 1.

No entanto, por mais ofensiva que fosse, a Suécia só conseguiu furar a muralha grega no segundo tempo. Aos 21 minutos, após bela tabela com Larsson, Ibrahimovic chutou de fora da área para abrir o placar. Na frente no placar, os suecos aproveitaram o descuido da defesa grega, e após um bate e rebate na área, Hansson ampliou aos 26 minutos.

Sem força para atacar, os gregos poucos fizeram e viram a Suécia faturar seus 3 primeiros pontos no disputado grupo D. Parece que os classificados despontaram.

Villa faz três e Espanha goleia Rússia

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

A Espanha não tomou conhecimento da Rússia e estreou na Eurocopa com uma vitória por 4x1. A Fúria, como é conhecida a seleção espanhola, mostrou um ótimo toque de bola e rapidez nos contra-ataques para matar o jogo.

Lutando contra o estigma de nunca vencer competições de seleções, a Espanha entrou em campo disposta a atropelar a Rússia. Sem sua principal estrela, o meia Fabregas, poupado no banco de reservas, os espanhóis foram tomando conta do jogo e levando perigo à meta russa.

O primeiro gol não demorou a sair. Aos 20 minutos, Fernando Torres brigou pela bola, fez boa jogada e tocou para David Villa, livre, abrir o placar para a Fúria. Com a vantagem no marcador, a Espanha tocava a bola e esperava a Rússia vir para o jogo.

O selecionado do Leste europeu, porém, não tinha criatividade e levava pouco perigo ao gol de Casillas. A Espanha assustava nos contra-ataques. E assim chegou ao segundo gol, novamente com David Villa, após belo passe de Iniesta.

Na segunda etapa, a Rússia partiu para o ataque, tentando diminuir a diferença. A Espanha, então, resolveu colocar Fabregas em campo, melhorando o time espanhol. A pressão russa, de forma desorganizada, pouco ameaçava o adversário.

Aos 30 minutos, a Espanha matou o jogo. Inspirado, o atacante David Villa recebeu lançamento e fez o seu terceiro na partida. Aos 40, a Rússia diminuiu com Pavlyuvhenko, de cabeça. No último minuto, porém, Fabregas fez o quarto da Espanha e deu números finais a partida.

Na próxima rodada, a Espanha enfrenta a Suéica. A Rússia, por sua vez, tentará a recuperação diante da atual campeã Grécia.

Sul-Americana terá Gre-Nal; confira os confrontos

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

Após mudar de idéia e manter o formato original da Copa Sul-Americana, a Conmebol sorteou os duelos brasileiros para a primeira fase do torneio continental.

O grande destaque desde início de torneio vai para o clássico gaúcho entre Internacional e Grêmio. Outros confrontos tradicionais definirão os representantes brasileiros.

São Paulo e Atlético-PR reeditarão a final da Libertadores de 2005, quando o time paulista sagrou-se tricampeão do torneio. Na ocasião, o Furacão reclamou muito por não poder jogar na Arena da Baixada.

Vasco e Palmeiras já se enfrentaram pela Libertadores e chegaram decidiram a extinta Copa Mercosul, em um jogo épico. Em pleno Palestra Itália, o Vasco conseguiu uma virada história, quando perdia por 3x0 no intervalo e reverteu o marcador para 4x3 e foi campeão.

Botafogo e Atlético-MG também têm um histórico recente de duelos. Nas últimas duas edições da Copa do Brasil, o time da 'Estrela Solitária' eliminou o Galo da competição nacional.

O atual campeão da competição é o Arsenal, da Argentina. Vale lembrar que nenhum brasileiro foi campeão da Sul-Americana, disputada desde 2003. Confira os confrontos:


Internacional x Grêmio

São Paulo x Atlético-PR

Vasco x Palmeiras

Botafogo x Atlético MG

São Paulo quer Cléber Santana

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O São Paulo continua a sua difícil busca por reforços para o Brasileirão e a Copa Sul-Americana deste ano. O novo nome em pauta do Tricolor é do volante Cléber Santana, ex-Santos e atualmente no Atlético de Madrid (ESP).

O jogador, que está encostado no time espanhol e chegou a atuar como zagueiro nesta temporada, declarou que não vê problemas em voltar a jogar no Brasil, mas faz exigências.

A primeira é em relação a um acordo com o seu time. "Primeiro o Atlético de Madrid precisa me liberar. Tenho contrato por mais três temporadas com eles. O clube já falou que não aceita emprestar jogador e pagar metade do salário", contou o jogador.

O outro pedido de Cléber está ligado à questão financeira, já que o atleta não abre mão de receber o que ganha na Europa. "Claro que vir para o São Paulo seria ótimo, pois é um grande clube do nosso país, mas não posso voltar ganhando menos", informou o volante.

Com a possível saída de Hernanes, Cléber Santana chegaria para substituí-lo e minimizar esta importante perda no elenco do São Paulo.

Felipão acerta com o Chelsea, diz jornal

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O futuro do técnico Luis Felipe Scolari continua indefinido. O treinador deve deixar a seleção de Portugal e acertar com algum clube europeu. Segundo o jornal "Daily Mail", o futuro time de Felipão é o Chelsea (ING).

De acordo com o tablóide, Felipão e dirigente ingleses teriam acertado as condições de contrato e o anúncio oficial seria feito após a participação de Portugal na Eurocopa.

Na Suíça, onde a seleção portuguesa faz seus jogos na primeira fase do torneio, o treinador se negou a comentar sobre o seu futuro. Felipão, porém, não descarta dirigir um grande clube europeu.