segunda-feira

Holanda passeia sobre a Itália

por João Andrade – joaoandrade@universodabola.com

No melhor jogo da Eurocopa até o momento, a Holanda surpreendeu a campeã mundial Itália na estréia das duas equipes e conseguiu um impressionante placar de 3x0. Os gols holandeses foram marcados por Van Nistelrooy, Sneijder e Van Bronckhorst.

Com um início de jogo equilibrado, a Holanda começou a mostrar suas armas ao atacar pelas pontas. A velocidade holandesa confundia a desfalcada defesa italiana, que não conta com o seu capitão Cannavaro, machucado.

Melhor na partida, a Holanda abriu o placar aos 26 minutos, com um gol irregular de Van Nistelrooy. Impedido, o atacante completou cruzamento e fez o primeiro. A Itália reclamou, mas o árbitro confirmou o gol.

O segundo tento holandês não demorou para sair. Após belo contra-ataque, grande trunfo do time laranja, Kuyt foi lançado e escorou para Sneijder, que tocou com classe na saída de Buffon. O placar de 2x0 não refletia o que era o jogo. A Itália tinha volume de jogo e assustava a meta de Van der Sar.

Na volta do intervalo, a Itália foi em busca do empate. Mais ofensiva, a Azzurra teve chances de diminuir com Di Natale, Luca Toni e Del Piero, mas esbarrou na boa partida do goleiro holandês.

Aos 34 minutos, Pirlo bateu falta e Van der Sar fez ótima defesa. No contra-ataque, a Holanda fez o terceiro e definiu a partida. Kuyt cruzou para Van Bronckhorst que, de cabeça, acabou com as chances italianas na partida.

Na próxima rodada, a Itália, que não perdia por 3x0 há 25 anos, enfrenta a Romênia. A Holanda, por sua vez, terá pela frente a forte seleção da França.

Com jogo apático e placar magro, Croácia vence a Áustria na Eurocopa

por Monica Cruz

Bastou só um gol de pênalti, marcado por Modric, para a Croácia estrear com vitória em cima da anfitriã Áustria na Eurocopa. Porém a partida, disputada no estádio Ernst Happel, em Viena, e válida pelo Grupo B da competição, não reservou grandes emoções aos torcedores das duas seleções.
O gol croata saiu logo aos três minutos do primeiro tempo, após o austríaco Aufhauser derrubar Olic na área. Modric cobrou e marcou 1 x 0.
A partir daí, a Áustria passou a pressionar um pouco mais a Croácia. Já esta parecia apenas administrar o magro resultado. O primeiro tempo terminou sem grandes lances, tanto pela falta de motivação croata quanto pela falta de qualidade nas finalizações austríacas.
O segundo tempo conseguiu ser ainda pior em relação às chegadas dos dois times ao gols adversários. A Croácia venceu sem jogar bem, e enfrenta a Alemanha na próxima quinta-feira em Klagenfurt. No mesmo dia, a Áustria encara a Polônia em Viena.

Torcedores do Figueira picham muro do estádio Orlando Scarpelli

por Monica Cruz

Se as coisas já não andam muito bem para o Figueirense dentro de campo, fora também não está nada tranqüilo. O time catarinense, 16º colocado no Campeonato Brasileiro com cinco pontos marcados – uma vitória, dois empates e duas derrotas -, vê a torcida se manifestar contra seu início apático na competição. Na manhã desta segunda, os muros do estádio Orlando Scarpelli foram pichados com dizeres “Vergonha na cara” e “Honra a camisa”.
Segundo informações do Diário Catarinense, o Figueirense não registrou boletim de ocorrência. Funcionários do estádio já removeram as frases.

França tropeça em sua estréia na Eurocopa

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

A França não começou bem a sua campanha na Eurocopa 2008. Jogando contra a Romênia pela chave C, o 'grupo da morte', os franceses ficaram apenas no 0x0 em sua estréia.

A seleção francesa, uma das favoritas ao título continental, entrou em campo sem seu maior jogador, o atacante Thierry Henry. Oficialmente, a informação é que o jogador está machucado. Porém, há quem diga que ele teria discutido com o técnico Raymond Domenech e não entrou na partida.

A ausência foi bastante sentida pelos Blues, que não conseguiram criar grandes chances e pouco ameaçaram a meta romena. Responsáveis pela criação das jogadas, Ribery e Malouda pouco produziram.

Os atacantes Benzema e Anelka pegaram poucas vezes na bola e também não levaram perigo à Romênia. Os romenos, por sua vez, tentavam chegar através dos contra-ataques, mas também não tiveram sucesso.

No fim, um empate decepcionante para os franceses, que na próxima rodada encaram a seleção da Holanda. Os romenos terão a atual campeão mundial a Itália pela frente.

Adriano será moeda de troca na Inter

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O novo técnico da Inter de Milão, José Mourinho, vem ao Brasil assistir ao jogo entre Brasil e Argentina, válido pelas Eliminatórias. Ele quer conversar com os seus futuros comandados, como os argentinos Zanetti, Cambiasso e Crespo, e os brasileiros Júlio César, Maicon e Adriano.

O caso do atacante Adriano será o mais importante de sua visita. Além de conversar com o jogador, Mourinho quer avaliar as condições de Adriano, que recuperou seu bom futebol atuando pelo São Paulo.

Na Itália, porém, a volta de Adriano para a Inter é dada como improvável. Segundo a imprensa local, a intenção da Inter é utilizar o atacante em uma troca com algum outro artilheiro do futebol mundial.

Os principais nomes especulados são de Didier Drogba, do Chelsea (ING), e Samuel Eto´o, do Barcelona (ESP). A negociação seria na base da troca, com Adriano indo para um dos times e mais algum dinheiro, na troca por algum dos africanos.

Marcos critica jogadores e até Luxemburgo

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O goleiro Marcos não digeriu muito bem a derrota do Palmeiras para o Sport, ontem, na Ilha do Retiro. Ao final do jogo, o arqueiro mostrou-se frustado com a atuação do time.

"Tem gente que não está correndo. Falta vontade. Se fossem os titulares do Sport, a gente tomava uma goleada", disse Marcos, que ainda deu uma alfinetada no técnico Vanderlei Luxemburgo.

"Não sei quem vai e quem fica, já que estão falando que tem gente que pode sair e tudo mais. É bom decidir logo, porque está atrapalhando", reclamou o ídolo alviverde.

Luxemburgo encaixa-se na reclamação de Marcos, já que está negociando sua ida para o Lyon (FRA). Os boatos, segundo o goleiro, estão atrapalhando o rendimento do campeão paulista.

Com gol polêmico, Cruzeiro vence o Vasco

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

Em jogo polêmico, o Cruzeiro venceu o Vasco por 1x0 no estádio do Minenirão e continua dividindo a liderança do Brasileirão com o Flamengo, ambos com 13 pontos.

O Cruzeiro começou a partida pressionando a equipe carioca, que estava mais preocupada em se defender. Os donos da casa criavam chances de marcar, mas foram desperdiçadas por Jadílson, Charles e Guilherme.

Após o intervalo, o panorama da partida não mudou. O Cruzeiro continuava dominando as ações e partindo para o ataque, com o Vasco se defendendo como podia. E, aos 18 minutos, o time mineiro teve grande chance, em pênalti cometido por Jonilson sobre Ramires. Na cobrança, Guilherme bateu e o goleiro Tiago defendeu.

A oportunidade perdida não fez o time celeste desanimar. Aos 26 minutos, em lance polêmico, o árbitro Wilson Souza de Mendonça marcou tiro indireto dentro da área, após Tiago espalmar uma bola e demorar para segurá-la. Na cobrança, Fabricio rolou para Charles encher o pé e definir o placar.

Os jogadores vascaínos sairam de campo nervosos e culpando a arbitragem conturbada de Wilson Souza de Mendonça. O presidente interino do clube, Eurico Miranda, convocou os torcedores a protestarem contra a arbitragem na CBF.

Na próxima rodada, o Cruzeiro vai enfrentar o Palmeiras, no Palestra Itália. Já o Vasco viaja para Recife, onde enfrentará o Náutico.