domingo

Portuguesa dança o vira contra o Inter

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

A Portuguesa conseguiu sua primeira vitória no Brasileirão ao bater o Internacional no Canindé por 3x1. O placar foi feito no segundo tempo, com uma bela virada sobre o time gaúcho, que caiu na tabela de classificação.

Sem o técnico Abel Braga, o Inter começou a partida melhor e tentando gol, que não demorou para sair. Logo aos 8 minutos, Nilmar completou cruzamento e abriu o placar para o Colorado. Em desvantagem, a Lusa tentou o empate, mas não conseguia criar grandes chances, exceto em bolas paradas.

Na segunda etapa, porém, o jogo mudou. A Portuguesa empatou logo no primeiro minuto, com o atacante Washington, que havia acabado de entrar. Com a igualdade no placar, o time paulista cresceu na partida e o Inter se encolheu.

O segundo gol da Lusa saiu com o zagueiro Bruno Rodrigo, escorando cruzamento de Patrício. O time gaúcho, então, se perdeu na partida e viu a Portuguesa ampliar a vantagem. Washington fez boa jogada e sofreu pênalti. O atacante Diogo converteu, dando números finais à partida.

Na próxima rodada, a Portuguesa recebe o Atlético-PR no Canindé. O Inter tentará a recuperação no Beira-Rio, onde receberá o Botafogo.

Palmeiras perde de novo para o Sport

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O Palmeiras encarava a partida contra o Sport, pelo Brasileirão, como forma de devolver a doida eliminação na Copa do Brasil. Mas não foi o que aconteceu. O time pernambucano, com apenas dois titulares, venceu o Verdão por 2x0, na Ilha do Retiro.

Com um time misto visando a decisão da Copa do Brasil, o Sport contava com o apoio da torcida para pressionar o Palmeiras. E foi o que aconteceu. Desde o início o time pernambucano tentou o gol e foi a única equipe que jogou.

O Palmeiras, apático, não levava perigo ao goleiro Cléber. Ou melhor, o atacante Denílson assustou o arqueiro ao desferir um chute em sua cabeça. O cartão amarelo ficou barato para o palmeirense, que nem voltou para o segundo tempo.

Na segunda etapa, o padrão do jogo não se alterou. O Sport continuava pressionando e abriu o placar aos 15 minutos. Luciano Henrique chutou, o goleiro Marcos defendeu e, no rebote, o atacante tocou para marcar o primeiro dos donos da casa.

O Palmeiras continuava sem esboçar reação, deixando o Sport dominar as ações. E, além de não apertar o time pernambucano para tentar o empate, ainda levou o segundo gol, após bela cabeçada de Roger.

Na próxima rodada, o Sport vai à Florianópolis enfrentar o Figueirense. O Palmeiras, por sua vez, recebe o líder Cruzeiro no Palestra Itália.

Alemanha estréia com vitória na Euro

por João Andrade – joaoandrade@universodabola.com

Grande favorita do grupo B, a seleção da Alemanha venceu a Polônica por 2x0 em sua estréia na Eurocopa. Os dois gols da equipe alemã foram marcados pelo atacante Lucas Podolski, que nasceu na Polônia.

Controlando as ações desde o início da partida, a Alemanha assustava a meta polonesa. E de tanto atacar, o gol saiu aos 19 minutos. Após belo lançamento, Klose avançou livre e tocou para Podolski, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Em nenhum momento a Polônia esboçou reagir e pressionar os alemães. Muito pelo contrário. A Alemanha continuava com seu ritmo de jogo, mas com dificuldades para ampliar o marcador.
Na segunda etapa, o goleiro Boruc, da Polônia, era o destaque da partida, com defesas importantes. Mas aos 26 minutos ele nada pôde fazer. Após confusão dentro da área, a bola sobrou para Podolski acertar lindo chute no ângulo do gol polonês.

Com o placar garantido, a seleção alemã apenas controlou as tentativas de recuperação da Polônia e confirmou o favoritismo em sua estréia. E mais, mostrou ser uma forte candidata ao título.


Portugal estréia com vitória na Euro 2008

por Bruno Diniz - brunodiniz@universodabola.com

Portugal e Turquia fizeram o segundo jogo do grupo A da Eurocopa 2008 e os portugueses, comandados por Luiz Felipe Scolari, venceram por 2 a 0 a partida realizada na cidade de Genebra, na Suíça.

Vencer a Turquia na estréia de uma competição não é novidade para Felipão. Na abertura da Copa do Mundo de 2002, o treinador dirigia o Brasil na vitória por 2 a 1, de virada, contra os turcos, jogo que marcou o início da campanha do pentacampeonato mundial.

E, assim como em 2002, a partida não foi nada fácil. A turquia fechou os espaços dos portugueses desde o início, fazendo com que os jogadores lusos demonstrassem um certo nervosismo devido ao favoritismo imposto.

Aos 17 minutos, o zagueiro Pepe marcou de cabeça, mas o árbitro Herbert Fandel anotou o impedimento e anulou o lance. Mesmo com Cristiano Ronaldo apagado durante boa parte do primeiro tempo, a seleção lusa seguiu pressionando e chegou a ter quase o dobro de posse de bola.

Ainda na primeira etapa, Cristiano Ronaldo quase chegou ao gol em cobrança de falta, que foi na trave. No início do segundo tempo a barra voltou a atrapalhar a equipe em chute de Nuno Gomes.

Tanta pressão portuguesa tinha de dar resultado. E aos 15 minutos da etapa final, Pepe saiu da defesa, tabelou com com Nuno Gomes e marcou um belo gol, abrindo o placar em Genebra.

Quatro minutos mais tarde, novamente a trave entrou no caminho português. Cristiano Ronaldo cruzou, Nuno gomes cabeceou e a bola beijou o poste.

Com a vitória nas mãos, Portugal recuou e, nos acréscimos aproveitou um contra-ataque para ampliar o marcador. Após jogada de Cristiano Ronaldo e João Moutinho, Raúl Meireles garantiu os três pontos para a seleção de Felipão.

O time volta a campo na quarta-feira, em Genebra, contra a República Tcheca. A Turquia joga, na sequência, contra a Suiça, na Basiléia.

Anfitriã Suiça cai na estréia diante da República Tcheca

por Bruno Diniz - brunodiniz@universodabola.com

A Eurocopa 2008, não começou nada bem para a Suíça. A anfitriã da competição perdeu por 1 a 0 para a República Tcheca e agora terá dura missão para conseguir passar para a próxima fase.

Jogando na Basiléia, com o apoio da torcida, que lotou o estádio, os suíços, conhecidos por prezarem sempre pela defesa, deixaram o futebol pragmático de lado e foram para cima dos tchecos.

Durante todo o primeiro tempo, a seleção da casa pressionou a República Tcheca, mas o goleiro Peter Cech parou todas as investidas, principalmente, do centroavante Frei, principal homem de ataque da Suíça.

No entanto, no final do primeiro tempo, o capitão suíço se atrapalhou com a bola, sofreu falta e rompeu o ligamento do joelho esquerdo, tendo que sair imediatamente do jogo. A lesão, inclusive, tira o atacante do restante da Euro.

Na segunda etapa, apesar da falta de seu principal homem, a Suíça continuou indo para cima e perdendo gols. Como diz o ditado: quem não faz, toma. E foi aí que os suíços se deram mal. Em um lançamento despretensioso de Cech, a bola passou por todo mundo, menos por Sverkos, que fez o primeiro gol da Euro 2008.

A Suíca não se abateu e continuou atacando. Na melhor chance, Cech fez grande defesa em chute de Barnetta e, no rebote, Behrami chutou na trave.

Para decepção dos torcedores, o placar ficou no 1 a 0. Para passar de fase, a Suiça precisa vencer a Turquia na próxima rodada e Portugal, na última. A República Tcheca, com três pontos, já pode se classificar caso vença Portugal e o jogo entre suíços e turcos fique no empate.