segunda-feira


Líder no Brasileirão, Cruzeiro faz 'clássico' mineiro

por Obede Junior - obede@universodabola.com

Após três rodadas do Brasileirão 2008, o Cruzeiro, apontado como um dos favoritos para levar o caneco, faz bonito e é o único time com 100% de aproveitamento e lidera a competição com 9 pontos.

Nessa semana, a raposa fará um amistoso com requintes de clássico. Na quinta-feira, o time enfrenta o América-MG. O coelho, clube tradicional de Minas Gerais, está numa draga só, disputando série C do Brasileirão e segunda divisão do campeonato mineiro. No entanto, a maré (ou seria a lagoa, uma vez que em Minas não tem mar?) do alvi-verde mineiro parece estar mudando. O time acabou de se sagrar campeão do módulo II do estado e por essa razão enfrenta o campeão do módulo I, o Cruzeiro.

O jogo não vale lá muita coisa, mas se por um lado representa um gostinho de elite para os torcedores do América-MG, por outro, é um bom teste para reservas do Cruzeiro. O jogo é quinta-feira, às 20h, no Estádio Independência.

Benazzi ameaça afastar Christian por reclamação

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O técnico Vágner Benazzi, da Portuguesa, ficou irritado com a manifestação do atacante Christian ao ser substituído no clássico contra o Palmeiras. O experiente goleador não escondeu a insatisfação por ter saído da partida.

Apesar de não ter visto a reclamação, Benazzi diz que vai cobrar um pedido de desculpas por parte de Christian. E ameaçou afastar um dos seus principais jogadores caso isso não ocorra.

"Não vi a reclamação. Mas, se isso aconteceu, ele vai ter que pedir desculpas para os companheiros e para a imprensa. Ou então, não vai jogar", disse o treinador, que gostou do empate.

A Portuguesa tem dois pontos no Brasileirão, após três partidas realizadas. Encontra-se na zona de rebaixamento e, na próxima rodada, encara o Atlético Mineiro fora de casa.

'Tentamos fingir que não aconteceu nada', diz Hernanes

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O São Paulo não jogou bem no empate contra o Coritiba, neste domingo, no Morumbi. A eliminação na Copa Libertadores ainda incomoda os jogadores do tricolor.

O volante Hernanes é um dos que não esquece a doída derrota para o Fluminense. "Tentamos fingir que não aconteceu nada, mas não dá", disse o atleta.

Jorge Wagner seguiu a linha do companheiro. "A gente tentou não lembrar, mas é algo muito recente, não tem jeito. A equipe sentiu demais", afirmou o responsável pelas bolas paradas do São Paulo.

O zagueiro Alex Silva fez coro. "Lógico que a gente fica chateado com a eliminação, é duro para esquecer", explicou o defensor.

O São Paulo volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. Será a chance de recuperação do Tricolor, que ainda não venceu no Brasileirão.

Luxemburgo fica irritado com jogadores do Verdão

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O técnico Vanderlei Luxemburgo não gostou do empate do Palmeiras diante da Portuguesa. Além do resultado, a forma como o time atuou irritou ainda mais o treinador.

Após abrir o placar, o Palmeiras se acomodou em campo e teve ainda teve chances de matar o jogo, mas deixou a Lusa se recuperar e empatar a partida.

"Não gostei, o Campeonato Brasileiro é totalmente diferente, mas vocês podem ter certeza absoluta de que vou colocar do jeito que gosto", disse o treinador.

Luxemburgo apontou uma das possíveis causas do mau início do Verdão: os problemas extra-campo. "Teve muita confusão, muita discussão externa, muitas situações que não levam a lugar nenhum e ainda trazem um ambiente externo desnecessário", contou o técnico.

Em campo, mesmo após o empate da Portuguesa, via-se um Palmeiras melhor, mas que 'enfeitava' as jogadas e não concluia com sucesso, irritando Luxa.

Cruzeiro goleia Santos e é líder isolado

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O Cruzeiro goleou o Santos neste domingo, por 4x0, no Mineirão, e é líder isolado do Campeonato Brasileiro, com 100% de aproveitamente.

O Santos entrou em campo ainda sentindo a eliminação na Copa Libertadores e não conseguiu desenvolver um bom futebol. Alheio a isso, o Cruzeiro ditou o ritmo do jogo.

O time mineiro não demorou para abrir o placar. O jovem atacante Guilherme foi lançado e, de bico, fez o primeiro do Cruzeiro. O Santos, então, esboçou uma reação, mas não conseguia marcar.

Melhor na partida, o Cruzeiro teve algumas chances para ampliar o marcador, mas Wagner mandou duas bolas na trave. E o primeiro tempo terminou 1x0 para os donos da casa.

Na segunda etapa, o Santos saiu para o jogo e deu espaço para os contra-ataques do time mineiro. E foi em um deles que Guilherme fez 2x0, após belo drible em Fabão.

Cansado e mentalmente sem forças, o Santos pouco fez para evitar a derrota. Em novo contra-ataque, Wagner foi lançado e ampliou a vitória, na saída de Fábio Costa.

O meia Maicossuel ainda teve tempo para fazer o dele e fechar a goleada por 4x0 para o Cruzeiro, que agora lidera de forma isolada o Brasileirão, com 9 pontos em três jogos.

Na próxima rodada, o time mineiro enfrenta o Coritiba, no Paraná. O Santos, por sua vez, terá pela frente o clássico contra o São Paulo, na Vila Belmiro.