sábado

São Paulo derruba o último invicto do Brasileirão

por João Andrade – joaoandrade@universodabola.com

Caiu o último invicto do Brasileirão. Jogando no Maracanã, o Flamengo foi derrotado pelo São Paulo por 4x2. Mesmo com o resultado, o time carioca continua na liderança do torneio, com 13 pontos ganhos. O Tricolor começa uma arrancada e já tem 9 pontos.

Jogando com o apoio de sua torcida, o Flamengo tentou iniciar o jogo atacando. O time paulista, porém, se defendia bem e saia em perigosos contra-ataques. E saiu na frente em uma jogada lateral. Jancarlos cruzou, Hugo ajeitou de cabeça e Borges, também pelo alto, abriu o placar para o Tricolor.

Em desvantagem, o rubro-negro foi para cima e chegou ao gol de empate com Fábio Luciano, mas o lance foi invalidado pelo árbitro Leonardo Gaciba, com impedimento assinalado. Ronaldo Angelim e Diego Tardelli ainda tentaram, mas esbarraram em Rogério Ceni.

Na segunda etapa, o São Paulo voltou mais recuado, visando os contra-ataques. Mas não contava com um pênalti infantil de Jancarlos sobre Tardelli. Na cobrança, o meia Íbson empatou. A torcida flamenguista, então, se inflamou e o time carioca dava impressão que partiria para a vitória.

O que o Flamengo não contava era com a falha de Fábio Luciano. Após passe de Zé Luis, o atacante Borges aproveitou impasse entre o zagueiro e o goleiro Bruno e fez o segundo do São Paulo. O gol abalou os rubro-negros, que viram Aloísio cabecear livre para fazer mais um para os paulistas.

Em desvantagem, o técnico Caio Júnior resolveu colocar Obina em campo. E em seu primeiro lance, o atacante sofreu pênalti duvidoso de Alex Silva. Na cobrança novamente Íbson. Desta vez Rogério Ceni defende mas, no rebote, o meia flamenguista diminuiu para o Fla, e colocando fogo novamente na partida.

A partir daí o que se viu foi um Flamengo todo no ataque, com o São Paulo fechado. Obina chegou a marcar o gol de empate, mas novamente foi anulado por estar em impedimento. O atacante levou perigo em um chute de fora da área, mas o Flamengo não conseguiu chegar o ao empate. E, para sacramentar, Éder Luis aproveitou lindo lançamento de Rogério Ceni e definiu o placar: 4x2 para o Tricolor, que vem subindo na tabela.

Na próxima rodada, o líder Flamengo vai até Minas Gerais, onde enfrentará o Ipatinga. O São Paulo, por sua vez, receberá no Morumbi o Sport, campeão da Copa do Brasil.

Fernandão deixa o Internacional

por João Andrade – joaoandrade@universodabola.com

A Era dos campeões mundiais pelo Internacional em 2005 parece ter chegado ao fim. Após as saídas do técnico Abel Braga, do meia Adriano Gabiru e do atacante Iarley, foi a vez do capitão e ídolo colorado Fernandão dar adeus ao time gaúcho.

O atacante recebeu uma oferta irrecusável do Al-Gharafa, do Qatar, e resolveu que era hora de deixar o Beira-Rio. O valor da negociação não foi revelado, mas comenta-se que gera em torno de 7 milhões de euros, sendo que 50% fica com o Inter.

“Essa oportunidade vai melhorar minha vida. Pelo que falei com o Araújo (artilheiro do Al-Gharafa), é um bom país. Foi uma situação boa para mim, para minha família, para meus filhos. Lá, vou poder ter mais contato com minha família, porque eles treinam só uma vez por dia”, contou o jogador, que emocionou-se com a despedida.

Fernandão passou bons momentos no Colorado. “Ninguém sabe o tamanho do carinho que tenho pelo Inter. Tenho certeza absoluta de que vou voltar. Vou morar em Porto Alegre”, revelou o craque.

No Beira-Rio, o capitão Fernandão foi campeão da Libertadores, do Mundial Interclubes, da Recopa Sul-Americana e da Copa Dubai, títulos inéditos para o Internacional, além de dois campeonatos gaúchos.

Nos acréscimos, a Espanha vence a Suécia

por João Andrade – joaoandrade@universodabola.com

Em um dos melhores jogos da Eurocopa até o momento, a Espanha venceu a Suécia por 2x1, hoje, e lidera o grupo D de forma isolada. A partida, equilibrada desde o seu início, foi decidida nos acréscimos da segunda etapa, quando David Villa fez o gol da vitória espanhola.

Após as duas equipes terem vencido em suas estréias, Espanha e Suécia entraram em campo tentando vencer para fugir da Holanda, que será líder do grupo C. Desta forma, montaram estratégias diferentes. A Espanha tocava a bola e comandava o jogo. A Suécia se fechava e assustava nos contra-ataques.

A Fúria aproveitava a ótima fase do atacante Fernando Torres, sempre perigoso em suas jogadas. Mas a bola não chegava ao seu companheiro Villa, muito bem marcado pelos suecos.

E, após uma pressão inicial, a Espanha saiu na frente. David Silva cruzou da esquerda e Fernando Torres antecipou a zaga da Suécia para abrir o placar. Com a vantagem no marcador, a Espanha apenas tocava a bola e deixava o tempo passar. A Suécia, então, resolveu sair para o jogo. E não demorou para empatar.

Ibrahimovic recebeu lançamento dentro da área, livrou-se de Sergio Ramos e igualou o jogo para a Suécia. A Espanha sentiu o golpe e demorou para se reorganizar, mas voltou a dominar a partida. No final do primeiro tempo, os espanhóis reclamaram pênalti em Silva, após trombada na área. Mas o placar ficou no 1x1.

Na volta do intervalo, o jogo continuou igual. A Espanha era quem tomava iniciativa e tentava pressionar a Suécia, que se defendia com muita qualidade e não contava mais com Ibrahimovic, machucado. O espanhol Fabregas entrou para dar mais mobilidade ao meio-campo da Fúria.

Mas mesmo pressionando, a Espanha não criava grandes chances. Os suecos tentavam o contra-ataque, mas perderam o poder de fogo sem o seu artilheiro. Quando o jogo parecia que terminaria empatado, tudo mudou. A pressão espanhola, então, foi recompensada nos acréscimos. Villa recebeu lançamento, deu belo drible e marcou o gol da vitória da Fúria.

Na última rodada do grupo D, a Espanha vai enfrentar a atual campeã Grécia. No outro jogo, a Suécia vai tentar garantir a vaga contra a Rússia.