terça-feira

Após goleada, Figueirense busca explicações

por Monica Cruz

Ainda com a cabeça dolorida depois de levar uma goleada de 4 a 0 do Vitória, o Figueirense busca corrigir as falhas e evitar novos desastres.

Para o goleiro Wilson e o meio-campista Rodrigo Fabri, o time não se encontrou em campo. Em entrevista à rádio CBN/Diário, Wilson disse que o sistema defensivo do Figueira deixou a desejar, possibilitando contra-ataques e gols de bola parada. Mas também reconhece os méritos do time baiano: “O Vitória foi superior em todos os aspectos, tanto físico quanto na dedicação em campo, e ganharam todas as divididas, foi isso o que ocasionou nossa derrota”, afirmou o camisa 1.

Já para Fabri, nem as mudanças feitas pelo técnico Guilherme Macuglia no intervalo do jogo fizeram com que o Figueirense marcasse ou contra-atacasse melhor. Mas ambos os jogadores dizem que não há motivos para preocupações com o time neste começo de campeonato.

As correções no sistema defensivo da equipe devem ocorrer já na partida contra o Goiás, no próximo sábado (31), no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

América-RN contrata o volante Élton Santos

por Monica Cruz

Para sair da vice-lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, o América-RN aposta na contratação de reforços para o elenco. Desta vez, que chega é o volante Élton Santos, que estava treinando no Vasco e disputou a Copa Libertadores do ano passado pelo Paraná.

O dirigente do clube potiguar, Alexandre da Rocha, elogiou a chegada do jogador devido suas características de liderança e qualidade de cobrança de bola parada.

Além de Élton, o América-RN contratou recentemente outros três jogadores: o goleiro Fabiano e os meias Fábio Neves e Daniel. E, se depender do técnico Carlos Moura Dourado, os reforços já estarão em campo no próximo sábado (31), quando a equipe enfrenta a Ponte Preta, no estádio Machadão, em Natal, em partida válida pela quarta rodada da Série B.

Goulart fala em contratação para afastar problemas no Goiás

por Monica Cruz

Os torcedores do Goiás têm razão em reclamar do time. Pelo menos é o que diz o presidente do clube, Paulo Goulart, que reconhece que a equipe passa por um momento de dificuldades.

O Goiás investiu em contratação de jogadores no início deste ano para esquecer os maus resultados obtidos em 2007. Mas o que parecia ser a solução tornou-se decepção. Primeiro, foi a derrota na final do Campeonato Goiano para o Itumbiara por 3 a 0.

Em seguida, veio a eliminação da Copa do Brasil para o Corinthians, quando o Goiás havia vencido a primeira partida por 3 a 1, mas perdeu no jogo de volta por 4 a 0. E agora, no começo do Campeonato Brasileiro, a equipe marcou apenas dois pontos em três partidas (dois empates e uma derrota).

Goulart afirma que novas contratações são importantes para deixar o elenco mais forte, e que, com o aval do técnico Oswaldo Alvarez, pretende realizá-las o quanto antes. Porém, não cita nomes de possíveis interessados do clube.

Emerson Leão está fora do Santos

O técnico Emerson Leão acertou sua saída do Santos. A eliminação na Libertadores e a derrota por 4 a 0 para o Cruzeiro no último domingo, deixaram a situação do treinador insustentável, e Leão resolveu pedir demissão.

O anúncio oficial da saída de Leão foi feito hoje em uma coletiva de imprensa no CT Rei Pelé. "Todas as vezes que eu chego em uma casa de trabalho, procuro fazer o profissional e o profissionalismo da melhor maneira possível. Quando eu sinto que cada vez mais a recíproca vai aumentando, mais nós vamos prosperando. Quando isso não acontece, nós temos que ter o bom senso de repensar. Repensamos e achamos melhor parar por aqui", contou o técnico.
Leão não esqueceu de alfinetar as polêmicas arbitragens, que prejudicaram o Santos no primeiro semestre. “Fizemos de tudo para estarmos entre os quatro do Paulista e só não estivemos pela aquela circunstância de erros que já estamos cansados de saber de arbitragem. Só não fomos semifinalistas ou finalistas da Libertadores porque sentimos naqueles dois últimos jogos toda aquela tradição negativa também dos árbitros”, reclamou.

Rumores indicam que Muricy Ramalho, do São Paulo, ou Cuca, do Botafogo, podem assumir a vaga. Outros treinadores correm por fora, como Dorival Júnior, do Coritiba.
* Informação atualizada às 18h15.

Cruzeiro anuncia venda de Marcelo Moreno

por Obede Junior - obede@universodabola.com

Acabou a novela. O Cruzeiro anunciou a venda do atacante boliviano Marcelo Moreno, destaque do time na temporada passada e na Libertadores desse ano. Moreno vai para o Shakhtar Donetsk da Ucrânia por 9 milhões de euros, cerca de R$ 23,5 mi. O time é um dos mais brasileiros da Europa, e conta com seis jogadores de terra brasilis: Ilsinho, Jadson, Fernandinho, Willian, Luiz Adriano e Brandão.

O time mineiro já acenava com a possibilidade de venda nas últimas semanas e após a visita de Moreno às instalações do time ucraniano, o boliviano gostou do que viu e assinou contrato de cinco temporadas.

Desse montante, apenas 40% vai para Toca da Raposa, 50% vão para o bolso de investidores espanhóis e 10% pro próprio jogador. O valor pode ser considerado baixo, mas a pressão de empresários, que possuem 'metade do jogador', fez com que o negócio fosse fechado.

Moreno tem 20 anos e deixa o clube com pouco mais de um ano em campos nacionais. Destaque do Brasileiro do ano passado, o boliviano é nome certo nas convocações de sua seleção que enfrentará Chile e Paraguai, nos dias 15 e 18 de Junho.

Milan tem interesse no zagueiro Miranda

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com
De olho na renovação de sua defesa, o Milan (ITA) começa a especular as possíveis contratações para a próxima temporada. O novo nome na pauta italiana é do zagueiro Miranda, do São Paulo.

Com as altas idades de Maldini, Kaladze e Nesta e as saídas de Cafú e Serginho, o jovem zagueiro tricolor está na mira de ex-craque Leonardo, que hoje é dirigente do Milan.

Miranda não é o primeiro zagueiro do São Paulo a interessar ao clube rossonero. Antes dele, Alex Silva já havia sido sondado por dirigentes italianos.

Com 23 anos, Miranda já teve passagem pela Europa. Ele atuou pelo Sochaux (FRA) após despontar no Coritiba. Como não era aproveitado na França, resolveu voltar para o Brasil.

Zaragoza contrata Ricardo Oliveira em definitivo

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com
O Zaragoza (ESP), recém-rebaixado no Campeonato Espanhol, contratou em definitivo o atacante brasileiro Ricardo Oliveira, que atuou pela equipe na última temporada.

O jogador pertencia ao Milan (ITA) e jogou pelo clube espanhol emprestado por um ano. Após este período e 17 gols marcados, o Zaragoza exerceu a preferência e adquiriu os seus direitos federativos por 10 milhões de euros.

Ricardo Oliveira estava cotado para reforçar o São Paulo no lugar de Adriano, que voltará à Inter de Milão (ITA) no meio do ano.

A permanência de Ricardo Oliveira no Zaragoza, poré, ainda não está definida. Como o clube jogará a segunda divisão espanhola, ele pode ser emprestado para outro time do país. Atlético de Madrid e Villarreal são os mais cotados.

Riquelme acredita que Boca estará na final

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O Fluminense encara o Boca Juniors (ARG) nas semifinais da Copa Libertadores e terá uma ingrata missão: parar o meia Riquelme, grande destaque do time argentino na competição.

O jogador foi o maestro do título sul-americano do ano passado e continua em grande fase nesta temporada, comandando o time do Boca na campanha deste ano. E a confiança do jogador é grande para o confronto com o Fluminense.

"Estamos muito perto de jogar outra final. O Fluminense joga bem e sério. Será complicado na quarta-feira, mas sei que a torcida vai cantar os 90 minutos", disse o meia, exaltando a torcida argentina.

Mesmo jogando longe de La Bombonera, estádio que foi interditado após uma pedrada sofrida pelo bandeirinha da partida contra o Cruzeiro, a presença da torcida do Boca é um dos trunfos da equipe.


Cafú pode reforçar o Santos

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

Nesta segunda-feira, o Santos confirmou o interesse na contratação do experiente lateral Cafú, que deixou o Milan (ITA) no final da temporada européia.

"Cafú é um nome que realmente foi apresentado à diretoria e agradou. Mas ainda não existe nada de concreto com ele. Vamos esperar o atleta voltar ao Brasil para tentarmos uma negociação com ele", disse Luis Antônio Ruas Capella, diretor de futebol santista.

A lateral-direita é um problema para o Peixe desde o início do ano, quando o antigo titular Dênis entrou em conflito com a diretoria e não atuou mais pelo alvinegro praiano.

Sem opções, o técnico Emerson Leão resolveu improvisar o zagueiro Betão na posição.