quinta-feira

Richarlyson perde a posição no São Paulo

por João Andrade – joaoandrade@universodabola.com

Após muitas críticas, Richarlyson perdeu a posição no time do São Paulo. O volante estava disputando a vaga de Hernanes, que está na Seleção Brasileira, com o também volante Zé Luís, que ganhou a posição no time titular do São Paulo que encara o Flamengo no sábado, pelo Brasileirão.

A torcida são-paulina perdeu a paciência com o jogador, que vinha jogando como lateral-esquerdo. O bom futebol do ano passado, quando foi eleito o melhor volante do Brasileirão 2007, não se repetiu nesta temporada. Passes errados, exceto de faltas e cartões, além das exageradas reclamações com arbitragem fizeram o jogador perde espaço.

No começo do ano, Richarlyson fazia parte das convocações do técnico Dunga, mas com a queda de rendimento, o volante não foi mais chamado e deve ter sentido. Além disso, o interesse de clubes da Europa esfriou. As constantes consultas dos estrangeiros diminuíram.

Agora no banco do São Paulo, Richarlyson tem que abrir o olho e voltar a jogar o bom futebol de 2007 para reconquistar a confiança dos torcedores são-paulinos e do técnico Muricy Ramalho.

Croácia surpreende os alemães; Polônia cede empate

por João Andrade – joaoandrade@universodabola.com

A Croácia surpreendeu a favorita Alemanha e venceu por 2x1, em partida válida pela segunda rodada do grupo B da Eurocopa. Com o resultado e o empate entre Polônia e Áustria, os croatas garantiram vaga nas quartas-de-final do torneio.

Os gols da Croácia foram Srna e Olic. O artilheiro Lucas Podolski chegou a diminuir para Alemanha, mas não foi o bastante para evitar o primeiro revés alemão na competição. Os alemães continuam com três pontos e com boas chances de classificação.

Na outra partida do grupo, a Polônia cedeu o empate para a Áustria nos acréscimos da partida e perdeu uma grande oportunidade de se igualar a Alemanha na pontuação do grupo. Os dois times continuam com chances de classificação e precisam vencer na última rodada.

Na partida, a Polônia abriu o placar com o brasileiro naturalizado polonês Roger Guerreiro, ex-Corinthians e Flamengo. Melhor na partida, a seleção polonesa poderia ter matado o jogo, mas perdeu suas chances. A Áustria aproveitou-se e, aos 47 minutos do segundo tempo, conseguiu um pênalti e empatou a partida com Vastic.

Na última rodada, a Alemanha encara a Áustria, precisando apenas empatar. Os austríacos, jogando em casa, precisarão vencer e torcer contra a Polônia, que encara a classificada Croácia.

Tite é o novo técnico do Internacional

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

Tite é o novo técnico do Internacional. O treinador chega para substituir Abel Braga, que trocou o Colorado pelo Al Ain, dos Emirados Árabes.

O acerto aconteceu na madrugada desta quarta-feira, em um encontro do treinador, do presidente do Inter, Vitorio Piffero, e com o vice de futebol, Giovani Luiggi.

Tite não era o nome preferido do Inter. Antes dele, foram tentados acordos com Muricy Ramalho, Paulo Autuori e Cuca. Outros nomes chegaram a ser cogitados, como Dorival Júnior, Levir Culpi e Nelsinho Baptista, mas não passaram pelo crivo dos dirigentes colorados.

O presidente do Inter era quem mais negava a contratação de Tite. Para o mandatário, o treinador tem uma forte ligação com o arqui-rival Grêmio, já que treinou e ganhou muitos títulos à frente do Tricolor gaúcho.

Sport vence o Corinthians e é campeão da Copa do Brasil

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O Sport conseguiu tirar a diferença, fez 2x0 no Corinthians e é campeão da Copa do Brasil. O time pernambucano aproveitou-se do apoio de sua fanática torcida, que lotou a Ilha do Retiro, para conquistar o título, inédito para o clube.

Após muita confusão durante a semana sobre a divisão dos ingressos, o clima era quente em Recife. O Sport aproveitou para atacar o Corinthians desde o início, mas não conseguiu fazer a pressão que todos esperavam. O Timão, aos poucos, foi tocando a bola e eqüilibrando as ações.

O primeiro tempo ia morno, sem lances de perigo e com o Corinthians controlando o ímpeto do rubro-negro. Nelsinho mexeu cedo no Sport. Aos 25 minutos, tirou Kassio e colocou o atacante Enílton. E bastou um deslize corintiano para tudo mudar. Carlinhos Bala recebeu livre, em condição legal, e bateu para marcar o primeiro gol da decisão.

O gol foi como combustível para a torcida pernambucana. A Ilha do Retiro ferveu e o segundo não demorou para sair. Após escanteio, Luciano Henrique bateu de fora da área e o goleiro Felipe falhou, deixando a bola entrar por baixo de seus pés.

O resultado já era o bastante para o Sport, que continuava atacando. O Corinthians visivelmente sentiu o golpe e esperava o intervalo para se reeqüilibrar. E voltou para a segunda etapa com mudanças. Entraram Lulinha e Acosta, para as saídas de Carlos Alberto e Diogo Rincón.

O Corinthians voltou diferente e tentou impor-se em campo. O Sport, mais recuado, esperava o Timão avançar para aproveitar-se dos contra-ataques. Mas tanto Corinthians quanto Sport falhavam no último passe. Mano Menezes, então, resolveu colocar Wellington Saci na lateral para poder liberar André Santos no meio.

Mal entrou e campo e Saci foi expulso, após pisar em Carlinhos Bala. Com um a menos, a missão corintiana ficava cada vez mais difícil. Os contra-ataques do rubro-negro assustavam e Luciano Henrique pediu um pênalti de Fabinho, não marcado pelo árbitro Alício Pena Júnior.

Na base do desespero, o Corinthians avançou nos momentos finais. Lulinha teve uma boa chance, mas Magrão fez bela defesa. A chance do título, porém, caiu nos pés de Acosta. Ele recebeu livre, de frente para o gol. O uruguaio preferiu não chutar e tentar driblar o goleiro Magrão, que saiu do gol e o derrubou. O árbitro disse que o arqueiro pegou a bola e mandou o jogo seguir, para desepero dos corintianos.

O zagueiro William ainda arranjou tempo para ser expulso, ao agredir o atacante Carlinhos Bala, que estava certyo em sua previsão: o gol de Enílton nos minutos finais no Morumbi foi o gol do título do Sport, que comemora o seu primeiro título nacional incontestável e já tem vaga na Libertadores de 2009. De quebra, conseguiu a primeira vitória de um time nordestino na Copa do Brasil.