quinta-feira

Estádio dos Aflitos é interditado por tempo indeterminado

por Bruno Diniz - brunodiniz@universodabola.com

O Náutico já começou a sentir as consequências da confusão envolvendo o time do Botafogo e os policiais na último domingo. O STJD decidiu que o estádio dos Aflitos está interditado por tempo indeterminado até que uma inspeção seja feita por representantes da CBF.

Além disso, o Timbu será julgado na próxima semana na 3ª Comissão Disciplinar do STJD. O clube de Recife foi denunciado pela procuradoria do STJD nos artigos 206 (atraso do início de competição desportiva), 211 (deixar de oferecer infra-estrutura e de assegurar plena garantia e segurança do local indicado pra o evento) e 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em local esportivo) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

“Além dos fatos descritos na denúncia, o relatório do árbitro classifica o gramado como ruim e informa que nele há alguns buracos e corte alto, e por isso é preciso que o estádio passe por uma vistoria antes de ser liberado”, comentou Rubens Approbato Machado, presidente do Tribunal, à reportagem da Gazeta Esportiva.net.

Conmebol muda fórmula da Copa Sul-Americana

por Bruno Diniz - brunodiniz@universodabola.com

A Copa Sul-Americana ainda não "pegou" aqui no Brasil. Nenhum clube brasileiro conseguiu o título da competição continental, dominada pelos argentinos, que possuem quatro títulos (Peru e México possuem um cada). Para tentar fisgar os times daqui, a Conmebol decidiu mudar a fórmula do campeonato, antes jogado todo em playoffs.

Agora, a Sul-Americana estará parecida com a Libertadores, dividida em grupos. O sorteio vai acontecer na próxima terça-feira, em Buenos Aires, na Argentina.

A competição será disputada do dia 30 de julho ao dia 3 de dezembro. São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Internacional e Atlético-PR serão os representantes do Brasil.

O vencedor enfrentará o campeão da Copa Libertadores 2008 na decisão da Recopa Sul-Americana. Além da Recopa, o campeão da Copa Sul-Americana participará, em 2009, de um torneio intercontinental contra o campeão da Copa da Liga do Japão.

Portuguesa contrata o volante Gavillan

por Bruno Diniz - brunodiniz@universodabola.com

A Portuguesa, que ainda não venceu no Brasileirão, anunciou a contratação do meio-campo paraguaio Gavilán, sem time desde que saiu do Flamengo após a eliminação da Libertadores da América. Ele tem contrato com a equipe rubro-verde até o final de 2008.

O volante chega para ajudar a Lusa a sair da encomoda zona de rebaixamento. Ele disse que acompanhou a vitoriosa campanha da equipe no ano passado, quando conseguiu o acesso para a Série A, e quer mais para este ano.

"Estou muito feliz por ter acertado. Trata-se de um time sério e acredito que vamos conseguir colocar a Portuguesa nas primeiras posições", declarou.

Gavilán foi contratado com pompas pelo Flamengo, no início do ano. Mas um problema no joelho somado a um desentendimento com o técnico Joel Santana fizeram com que o jogador atuasse pouco.

O paraguaio de 28 anos começou a carreira no Cerro Porteño(PAR) e teve passagens por Newcastle(ING), Tecos(MEX), Internacional, Udinese(ITA), Newell's Old Boys(ARG), Grêmio e, por último, Flamengo. Ele ainda participou das Copas do Mundo de 2002 e 2006.

Sem acerto com Inter, Iarley vai para o Goiás

por Obede Jr. - obede@universodabola.com

Um dos grandes nomes do Internacional nas últimas temporadas e peça fundamental no histórico título mundial do clube gaúcho em 2006, Iarley não acertou a renovação do seu contrato e acertou sua transferência para o Goiás.

O atacante ganhou destaque no cenário nacional ao disputar a Copa Libertadores com o Paysandu, que hoje sofre na terceira divisão. Chegou em uma época de carência de títulos ao colorado e prometeu ser campeão da Libertadores e Mundial. Prometeu e cumpriu. No entanto, a política do clube de investir em jovens talentos não permitiu que o atacante continuasse no clube.

Hoje, Iarley deu adeus aos companheiros de equipe e à torcida gaúcha aos prantos, e leva com ele a certeza de fazer parte da história do Internacional de Porto Alegre, e que a lembrança daquela arrancada em Yokohama para o gol de Adriano Gabiru permanecerá eterna no coração dos colorados.

Adriano Gabiru e Vítor
As negociações entre Internacional e Goiás não param por aí. Depois de dar o empréstimo do meia Adriano Gabiru para o clube esmeraldino como certo, a transação esfriou. No entanto, com o surgimento do interesse do clube gaúcho no lateral-direito Vítor, acertos devem acontecer e, como parte do pagamento, o Goiás deve aceitar o meia por empréstimo.


Ronaldinho pode acertar com o Manchester City

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

Fora dos planos do Barcelona (ESP), o craque brasileiro Ronaldinho Gaúcho pode transferir-se para o futebol inglês, mais precisamente para o Manchester City, que já conta com o brasileiro Elano.

O time inglês está disposto a pagar a quantia que o Barcelona exige pelo jogador e ainda pagar uma fortuna para agradar Ronaldinho e convencê-lo de ir para o time.

Ronaldinho já tem uma proposta de 12 milhões de euros por temporada feita pelo Milan (ITA). A intenção do Manchester é pagar 16 milhões de euros por temporada.

O Manchester City acabou de trocar de técnico. Saiu o sueco Swen-Goran Eriksson, que vai dirigir a seleção do México, e chegou Mark Hughes, ex-técnico do Blackburn (ING).

"Lá vai ser fácil, fácil", provoca Carlinhos Bala

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

A derrota do Sport para o Corinthians parece não ter afetado o otimismo da equipe pernambucana. O atacante Carlinhos Bala, principal jogador do rubro-negro, acredita que o gol marcado fora de casa dará o título ao Sport.

"Esse vai ser o gol do título. Lá a gente vai fazer 2 a 0 fácil, fácil nessa equipe do Corinthians. Em um erro nosso a gente deu o terceiro gol para o Corinthians. Já estava difícil, porque o árbitro estava dando tudo para eles. Mas o importante é que a gente fez esse gol no final", disse o atacante.

O volante Daniel Paulista aproveitou para criticar o árbitro Heber Roberto Lopes. "Infelizmente os três gols do Corinthians foram falhas individuais. O segundo foi uma falha do juiz, eu vi o lance pela TV. O primeiro foi um erro de posicionamento e o terceiro uma falha que acontece. Felizmente fizemos o nosso gol. Agora a final está aberta e nós temos que fazer a nossa parte no Recife", declarou.

Para ser campeão, o Sport precisará vencer por 2x0. Se levar algum gol, terá que fazer 3x1 para levar a decisão para os pênaltis ou mais gols para ser campeão no tempo normal.

Kaká é cortado e Hernanes é chamado

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O meia Kaká, do Milan (ITA), foi cortado da Seleção Brasileira que encara Paraguai e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Para o seu lugar foi chamado o volante Hernanes, do São Paulo.

O corte do atual melhor jogador do mundo aconteceu devido a sua operação no joelho. Segundo o Milan, a data para Kaká retomar as atividades é 10 de junho, deixando o jogador sem condições de readquirir sua forma física para as partidas.

O técnico Dunga também disse ser uma opção por preservar Kaká. "Em função do prazo estabelecido pelo Milan, decidimos preservar o atleta, que está em fase de recuperação, já que seria prematura a sua participação nesses dois jogos", disse o treinador.

Esta será a primeira participação do volante Hernanes em partidas oficiais da Seleção nas Eliminatórias. Ele já havia sido convocado em outras duas oportunidades, mas eram amistosos (Irlanda e Suécia).

Corinthians vence coloca a mão na taça

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

Com o apoio da Fiel torcida, o Corinthians venceu o Sport por 3x1, no Morumbi, e conseguiu uma importante vantagem na primeira partida da decisão da Copa do Brasil.

Como já era de se esperar, o Timão tomou a iniciativa do jogo e pressionou o time pernambucano desde o início. Após algumas chances, o placar foi aberto por Dentinho, que aproveitou bate-e-rebate na área adversária.

O gol incendiou a torcida e o time do Corinthians. O Sport, por sua vez, sentiu a pressão corintiana e não contava com o erro do árbitro Héber Roberto Lopes, que não deu falta clara em Luciano Henrique. No contra-ataque, o argentino Herrera fez o segundo do Timão.

No segundo tempo, o Corinthians voltou cadenciando o jogo e foi a vez do Sport partir para cima. Desde o início, o time pernambucano tentou o gol, mas dava chances de contra-ataque. E foi o que aconteceu.

Após saída de bola errada, Herrera, um dos melhores da partida, interceptou passe e deu uma bela assistência para Acosta, que bateu cruzado e fez o terceiro. Com este placar, dificilmente o Sport conseguiria recuperar-se na partida de volta.

Mas o esforço do rubro-negro foi recompensado no final. Carlinhos Bala fez bela jogada e a bola sobrou para o atacante Enílton diminuir: 3x1 para o Timão no primeiro confronto.

O Corinthians comemorou o resultado, já que pode perder por até um gol na partida de volta, na Ilha do Retiro. O Sport, por sua vez, apegou-se no gol de honra, que coloca o time pernambucano de novo na disputa pelo título.


Com cara de campeão, Flu vence o Boca

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O todo-poderoso Boca Juniors (ARG) não foi páreo para a forte equipe do Fluminense que, jogando no Maracanã e com o apoio de sua torcida, venceu por 3x1 e está na inédita final da Copa Libertadores, onde enfrentará o LDU (EQU).

Após um bom empate na Argentina, o Fluminense entrou em campo com a vantagem de um empate simples, mas queria a vitória. Tentou pressionar o Boca, mas sentiu a força do time argentino, que empurrava o Tricolor para a defesa.

O primeiro tempo, porém, foi bastante truncado e com poucas oportunidades de gol. Bom para o time brasileiro, que se classificaria com o empate. Na segunda etapa, o Boca resolveu partir para o ataque.

E o gol não demorou a sair. Após boa jogada de Dátolo, Palermo cabeceou para abrir o placar para os argentinos. Foi a primeira e única vez que o atacante conseguiu superar Fernando Henrique, que fez uma partida brilhante.

Atrás no placar, Renato Gaúcho não perdeu tempo e colocou Dodô no jogo. E, assim como no jogo contra o São Paulo e no primeiro jogo contra o Boca, o Fluminense conseguiu empatar logo que tomou o gol.

Em falta da entrada da área, Washington bateu com perfeição e igualou o marcador, para delírio dos cerca de 80 mil torcedores no Maracanã. A pressão do Boca, então, aumentou. Mas as ações ofensivas dos argentinos esbarravam em Fernando Henrique e no ótimo zagueiro Thiago Silva.

E em um contra-ataque mortal, o Fluminense fez o segundo. Conca puxou na velocidade, tentou bater no gol, a bola desviou e enganou Migliore, morrendo no fundo do gol do Boca. A sorte estava com o Flu, que praticamente sacramentou a vitória.

Nos acréscimos, Dodô aproveitou um erro de saída de bola e fechou o placar: 3x1 para o Flu e a inédita vaga na final da Libertadores. Festa dos torcedores tricolores, que estão bem perto de realizar o sonho de serem os melhores das Américas.