segunda-feira

Corinthians dá susto, mas estréia com vitória

O Corinthians sofreu, mas estreou com vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando no Pacaembu, o Timão venceu o CRB por 3x2, com destaque para o atacante Herrera, autor de dois gols.
A Fiel torcida compareceu e incentivou o Corinthians, que sofreu um balde de água fria, sofrendo um gol logo a 1 minuto de jogo. No entanto, o argentino Herrera logo empatou a partida. O zagueiro Chicão, aproveitando cruzamento, virou o jogo.
No segundo tempo, o Timão fez o terceiro novamente com Herrera, outra vez de cabeça. A torcida corintiana fez festa e nem se importou com o segundo gol do CRB, que não foi capaz de atrapalhar a vitória do Timão.

Palmeiras é surpreendido pelo Coritiba

Jogando no Couto Pereira, o Palmeiras foi surpreendido pelo Coritiba e perdeu por 2x0 em sua estréia no Brasileirão. O carrasco do Verdão foi o meia Michael, recém-contratado pelo time paranaense junto ao Guaratinguetá.
O Palmeiras começou bem a partida, mas deixou o Coritiba crescer no jogo e igualar as ações. O Coxa, porém, perdeu seu principal jogador, o atacante Keirrison, machucado ainda no primeiro tempo, que terminou 0x0.
No segundo tempo, Michael abriu o placar após bela jogada com o atacante Hugo. Minutos depois, o meia Diego Souza trocou empurrões com Carlinhos Paraíba e ambos foram expulsos.
Com um Valdivia apagado, o Palmeiras pouco criou e viu a chance de vitória acabar após outra linda jogada de Michael, que só rolou para Hugo determinar a derrota palmeirense.
Na próxima rodada, o Palmeiras recebe o Internacional no Palestra Itália. O Coritiba, por sua vez, vai até Santa Catarina enfrentar o Figueirense.

São Paulo para o Grêmio perde na estréia

por João Andrade
Atual campeão brasileiro, o São Paulo iniciou mal sua campanha na competição nacional. O Tricolor paulista perdeu para o Grêmio por 1x0, em pleno Morumbi.
Poupando alguns titulares para o jogo das quartas-de-final da Copa Libertadores na próxima quarta-feira, contra o Fluminense, o São Paulo não conseguiu jogar bem e foi facilmente dominado pela defesa gremista.
O Grêmio, por sua vez, contava com as poucas jogadas criadas pelo meia Roger. O time gaúcho só assustava em jogadas de bola parada. E assim saiu o único gol da partida. O lateral Paulo Sérgio, ex-Palmeiras, bateu falta na cabeça do zagueiro Pereira.
Na próxima rodada, o São Paulo enfrenta o Atlético Paranaense na Arena da Baixada. Já o Grêmio, recebe o Flamengo no estádio Olímpico.

São Paulo contrata o zagueiro Rodrigo

O São Paulo confirmou nesta segunda-feira o acerto com o zagueiro Rodrigo, que pertence ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e que estava encostado no Flamengo. O Tricolor já acertou a liberação do atleta tanto com o clube europeu quanto com o rubro-negro carioca e ficará no Morumbi por empréstimo até o final deste ano.

“O jogador se apresentou hoje (segunda-feira) e faz exames médicos. Se tudo der certo, vamos confirmá-lo oficialmente até amanhã”, garantiu o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio.

A intenção do São Paulo é aproveitar Rodrigo na disputa da Copa Libertadores. Contudo, o jogador ainda não estará apto a atuar nas quartas-de-final da competição, já que o prazo de inscrições de jogadores para esta etapa do torneio se encerra em 48 horas. Assim, o jogador só poderá jogar caso Muricy e companhia eliminem o Fluminense e avancem às semifinais.

“O jogador vem de um problema no braço e não está em condições de jogar, assim, não há razão para inscrevê-lo. Mas queremos, sim, utilizá-lo na Libertadores”, confirmou Juvenal Juvêncio, que tenta a contratação de reforços para a disputa do Campeonato Brasileiro.

“É algo (a contratação de reforços) que não está acelerado, mas vamos continuar negociando”, disse o mandatário tricolor, que já adiantou que os possíveis reforços não incluem o camisa 10 sonhado pelos torcedores.

Titulares do Santos não voltam ao Brasil

Emerson Leão repetiu estratégia utilizada pelo desafeto Wanderley Luxemburgo no ano passado. Priorizando o jogo contra o América, pelas quartas-de-final da Copa Libertadores, a maioria da delegação santista que estava na Colômbia seguiu direto para o México. O técnico, portanto, comandará uma equipe repleta de “reservas” contra o Flamengo, domingo, na estréia do Campeonato Brasileiro.

“Resolvemos com a comissão técnica que o time já vai para o México, que é muito próximo da Colômbia. Há um desgaste natural de viagem, e sobrecarregaríamos demais os jogadores se tivéssemos que voltar para São Paulo, ter um compromisso com o Flamengo e, só depois, viajar”, explicou o presidente Marcelo Teixeira.

Com isso, jogadores pouco aproveitados como o goleiro Douglas, o volante/lateral-direito Adoniran, o lateral-esquerdo Carlinhos, os meio-campistas Húdson e Vitor Júnior e o atacante Moraes poderão ganhar nova oportunidade para reconquistar espaço. Dos titulares, o único confirmado contra o Flamengo é o atacante Wesley, que não viajou para a Colômbia por suspensão. O recém-contratado Lima também tem chances de atuar, uma vez que precisa de ritmo de jogo.

Segundo o presidente, a medida ajudará o Santos a se prevenir contra os efeitos da altitude na Libertadores. “A equipe que permanecer viajando fará preparação na Cidade do México, que tem uma pequena altitude, de 2.600 metros, mas ela existe. Assim, já estaremos preparados para a partida de quinta-feira”, disse Teixeira, que também confirmou a presença de Leão no Maracanã. “O jogo do Flamengo não está adiado. Atuaremos com parte da equipe que está no Brasil e com o nosso técnico.”

Em 2007, Wanderley Luxemburgo dividiu o elenco do Santos para enfrentar o mesmo América do México, também pelas quartas-de-final da Libertadores. O resultado na estréia do Campeonato Brasileiro, contudo, foi dos piores: goleada por 4 a 1 para o Sport, na Ilha do Retiro. Mais tarde, o técnico culpou a falta de atenção ao início da competição nacional pela acentuada diferença de pontos para o campeão São Paulo.

Fluminense de olho no São Paulo

Com a decisão do técnico Renato Gaúcho de poupar todos os titulares do Fluninense na estréia no Campeonato Brasileiro neste domingo, contra o Atlético-MG, as atenções estão todas voltadas para os confrontos das quartas-de-final da Copa Libertadores. O adversário está definido: trata-se do São Paulo, que derrotou o Nacional do Uruguai por 2 a 0 nesta quarta-feira.

“Será um confronto muito equilibrado entre dois dos principais times do futebol brasileiro. Não podemos fazer nenhum tipo de previsão em relação ao classificado desta chave. Os dois entram em igualdade de condições e espero que no fim o Fluminense leve a melhor nesta decisão”, confia Renato Gaúcho.

O treinador espera que o clima festivo que vem tomando conta do Fluminense por causa dos últimos resultados positivos não atrapalhe o rendimento da equipe. Ele citou o exemplo do Flamengo, que acabou eliminado pelo América do México com uma humilhante goleada de 3 a 0.

“Quem faz oba-oba acaba tendo que assistir o restante do torneio pela televisão. Por isso os jogadores do Fluminense precisam entrar em campo ligados, pois não podem ter seu rendimento comprometido por nada”, disse Renato.

O comandante tricolor ganhou o apoio dos jogadores em sua análise. Para o goleiro Fernando Henrique qualquer detalhe pode definir o classificado. “Serão dois jogos muito complicados e teremos que entrar em campo ligados nos dois confrontos. Decidiremos em casa, mas não podemos nos descuidar no Morumbi. O São Paulo tem um grande time, com jogadores experientes e acostumados a decidirem a Copa Libertadores”, afirmou.

Por ter feito melhor campanha na fase de classificação, o Fluminense fará a segunda partida no Maracanã, com o jogo de ida sendo no Morumbi. Nesta sexta-feira, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciará as datas dos confrontos, mas a tendência é que eles aconteçam nas duas próximas quartas-feiras, às 21h50 (de Brasília).

São Paulo antecipa concentração

Todo detalhe pode ser importante em um momento de decisão. Por isso, o técnico Muricy Ramalho resolveu antecipar a concentração do São Paulo para o primeiro jogo contra o Fluminense, pelas quartas-de-final da Libertadores da América. Aqueles que forem relacionados já dormem no CT da Barra Funda a partir desta segunda-feira.

Fica a dúvida sobre a lista dos relacionados. O meia Jorge Wagner, vítima de uma lesão no joelho permanece como dúvida. Portanto, Hugo pode ganhar nova chance. Outro que espera uma chance de retornar é o atacante Aloísio, que ainda cuida da forma física após grave contusão no tornozelo na fase de classificação do Campeonato Paulista.

O certo é a volta do atacante Adriano, artilheiro da equipe na Libertadores, com quatro gols. Na derrota de sábado contra o Grêmio, na abertura do Campeonato Brasileiro, o Imperador acabou poupado pela comissão técnica tricolor, já que sentia dores musculares.

O meio-campista Hernanes também volta ao time titular na noite desta quarta-feira no Morumbi. Mais um que reclamou de cansaço, o jogador ficou no banco ante o Grêmio e atuou somente na etapa complementar.

Marcelo Moreno de saída do Cruzeiro

O atacante Marcelo Moreno, que fez um dos gols no triunfo do Cruzeiro sobre o Vitória, por 2 a 0, na noite do último sábado, em Salvador, jogo em que foi expulso, não vai mesmo para o futebol da Ucrânia, mas há grande possibilidade de que ele seja negociado no meio do ano.

"O Cruzeiro tinha acertado com o Shakthar Donetsk, mas dependia do Marcelo e nessa reunião ele mostrou interesse em continuar e acha que uma transferência no meio do ano será melhor para ele", afirmou Eduardo Maluf, referindo-se à reunião realizada na sexta-feira, em Belo Horizonte.

O dirigente considera que a permanência do jogador, embora o Cruzeiro tivesse chegado a um acordo com o clube ucraniano, é bom para o clube. "O Marcelo está em um bom momento e o Cruzeiro montando uma equipe forte para o Brasileiro, com o Marcelo ficando será muito bom", comentou.

Segundo Marcelo Moreno, que já marcou 15 gols nesta temporada, a recusa aconteceu por esperar uma negociação melhor para ele e para o clube mineiro. O atacante boliviano reuniu-se na última sexta-feira com o presidente do Cruzeiro Alvimar Perrella e com representante do Shakhtar Donetsk, porém o jogador recusou a proposta de transferência para o clube ucraniano.

"Na verdade a proposta está ai, o clube deixou a disposição para que eu decida se eu vou ou não, tivemos uma reunião estes dias e eu preferi ficar no Cruzeiro", contou Marcelo Moreno. Segundo ele, o bom momento vivido na equipe mineira, onde é o artilheiro na temporada, foi determinante para a opção em permanecer no clube por mais algum tempo.

"Devido ao momento que eu estou passando e espero que eu possa contribuir bastante e prefiro esperar uma coisa melhor para mim e para o Cruzeiro", comentou Marcelo Moreno.

A meta do atacante é atuar em um país de maior visibilidade no futebol, como Alemanha e Inglaterra. A diretoria do Cruzeiro já informou que existem sondagens pelo jogador boliviano, mas o atacante confirma que apenas o Shakhtar Donetsk apresentou proposta oficial.

"Tem gente que fala bastante, mas proposta que chega ao clube não tem ainda, o importante é sempre chegar a proposta e isso ainda não chegou nada, então vamos esperar a hora certa e o momento certo para a gente sair, desde que seja bom para o clube e para mim", revelou Marcelo Moreno.

O Cruzeiro detém 40% dos direitos econômicos de Marcelo Moreno - os outros 60% estão nas mãos de empresários espanhóis. O jogador, já havia descartado uma proposta de 7,5 milhões de euros, cerca de R$ 19,5 milhões do mesmo Shakhtar Donetsk em outra oportunidade.

Flamengo vence o Santos na estréia

Com o Maracanã vazio, o Flamengo recuperou-se da eliminação na Copa Libertadores e venceu o Santos, que jogava com um time misto, por 3 a 1, na estréia das equipes no Brasileirão.

Após a derrota do meio da semana e a eliminação da Libertadores, a equipe do Flamengo quis esquecer o ocorrido e não deixou se abater na estréia de Caio Junior.

A equipe carioca jogou portões fechados para cumprir punição imposta no ano passado pelo Superior Tribunal da Justiça Desportiva (STJD), devido a uma lata atirada no campo na partida contra o Grêmio.

O Flamengo começou superior e com disposição e o gol veio aos 29 minutos do primeiro tempo com Juan lançado pela esquerda e cruzando para Marcinho que chutou forte dentro da rede santista.

O segundo gol veio um minuto depois, com Ibson livre dentro da área e ampliando o placar.

Na segunda etapa, o Santos voltou com Vitor Júnior e Moraes nas vagas de Hudson e Paulo Henrique. O Fla fez a primeira mudança aos 19 minutos com Diego Tardelli no lugar de Souza.

O Fla confirmou a vitória aos 30 minutos, em contra-ataque com Léo Moura, que lançou para Juan, livre, fazer o terceiro gol.

Aos 45 minutos, Bruno saiu mal do gol e cometeu falta em Morais, o juiz marcou pênalti e o santista diminuiu o placar.

A vitória na estréia do técnico Caio Júnior, deixou a o Fla na liderança da Série A, com o melhor saldo de gols entre os vencedores da primeira rodada.

No domingo, Flamengo vai a Porto Alegre enfrentar o Grêmio às 16h no Olímpico.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 3 X 1 SANTOS

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de maio de 2008, domingo
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Cartões amarelos: Toró (Flamengo); Húdson e Domingos (Santos)

Gols: FLAMENGO: Marcinho, aos 28, e Ibson, aos 30 minutos do primeiro tempo; Juan, aos 29 minutos do segundo tempo; SANTOS: Moraes, aos 46 minutos do segundo tempo

FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Leonardo, Ronaldo Angelim e Juan; Kléberson (Cristian), Jailton, Ibson (Obina) e Toró; Marcinho e Souza (Diego Tardelli)
Técnico: Caio Júnior

SANTOS
Douglas; Filipi, Marcelo, Domingos e Carlinhos; Adriano, Húdson (Vitor Júnior), Adoniran e Paulo Henrique (Moraes); Wesley e Lima
Técnico: Emerson Leão