quarta-feira

Nos pênaltis, Manchester bate Chelsea e é campeão

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

Após um empate em 1x1 e muita emoção, o Manchester United (ING) bateu o rival Chelsea (ING) nos pênaltis e sagrou-se tri-campeão da Liga dos Campeões das Europa.

Os ‘diabos vermelhos’, como são conhecidos os jogadores do Manchester, entravam para o duelo com um certo favoritismo, pela bela campanha feita e por contar com o craque sensação do momento: Cristiano Ronaldo.

Em campo, o Manchester começou melhor e coordenava as ações ofensivas. E, com justiça, abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo, com um gol de cabeça de Cristiano Ronaldo.

Após o gol, os reds continuaram melhores e quase ampliaram o marcador. Mas fazendo jus ao famoso ditado ‘quem não faz, toma’, o Chelsea chegou ao empate. Lampard aproveitou bate-rebate na área do Manchester e igualou o placar.

No segundo tempo, as duas equipes se preocupavam em não tomar gols e o empate persistiu, levando o jogo para a prorrogação. Mesmo no tempo extra, Manchester e Chelsea não criavam lances de perigo e emoção.

O único momento de adrenalina foi a confusão entre jogadores das duas equipes, já no final do segundo tempo da prorrogação. Carlitos Tevez não devolveu bola gentilmente colocada para fora e gerou a ira dos adversários, que partiram para cima do argentino. Ballack e Tevez foram punidos com amarelo e Drogba foi expulso, após agredir o zagueiro Vidic.

Sem tempo para mais nada, a partida foi para os pênaltis. Pelo Manchester, Tevez e Carrick marcaram. Pelo Chelsea, Ballack e Belletti igualaram. Em sua penalidade, Cristiano Ronaldo bateu mal e Cech defendeu, levando o português de herói a vilão. Hargreaves e Nani fizeram suas cobranças e secavam os adversários. Pelos blues, Lampard e Cole deixaram o Chelsea com a mão na taça. Era só Terry marcar. Mas ele perdeu. Escorregou e acertou a trave.

Vivo na disputa, o Manchester cresceu e ganhou moral. Anderson e Giggs converteram suas cobranças. No lado do Chelsea, a pressão era evidente. Kalou marcou o seu, mas Anelka bateu mal e viu Van der Sar defender e dar o terceiro título europeu ao Manchester United.


Vasco tenta parar o Sport na Copa do Brasil

por Bruno Diniz - brunodiniz@universodabola.com

Hoje a noite, Sport e Vasco entram em campo, às 21h45, na Ilha do retiro, pela primeira partida semifinal da Copa do Brasil.

Ambas as equipes buscam o título inédito da competição, que dá vaga para a Libertadores da América do ano que vem. O Vasco tem a missão de parar o poderoso ataque do Sport, o mais eficiente do campeonato.

Além disso, os pernambucanos vêm credenciados por terem eliminado os favoritos Palmeiras e Inter. Os cruzmaltinos não querem ser mais um presa do Leão.

E para ir forte para cima do time da casa, o técnico Antônio Lopes promoverá uma alteração em relação ao time que atuou no final de semana pelo Campeonato Brasileiro. Edmundo, que ficou no banco e só entrou segundo tempo, volta no lugar de Alan Kardec. O atacante formará dupla novamente com Leandro Amaral, com quem vem se entendendo muito bem.

Já o Sport, para este primeiro jogo da semifinal, conta com o retorno dos volantes Daniel Paulista e Éverton, além do meia Romerito, que cumpriram suspensão na última partida da Copa do Brasil. Por outro lado, o meia Luciano Henrique foi expulso contra o Internacional e não poderá estar em campo.

Edmundo encosta em Romário na artilharia dos Brasileiros

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

A rivalidade entre Edmundo e Romário ganha um capítulo especial neste Brasileirão. Apesar dos dois craques terem selado a paz, após muitas brigas, ambos ainda disputam em um quesito: artilharia do Campeonato Brasileiro.

O baixinho Romário é o segundo maior artilheiro da história do torneio, com 155 gols. O 'animal' Edmundo marcou dois no último jogo, contra a Portuguesa, e chegou ao 142º tento marcado.

"Não fico pensando nisso (na marca). Ano passado, estava com a cabeça nisso e acabei me lesionando e fiz apenas quatro gols no Brasileiro. Mas de grão em grão, a galinha enche o papo", brincou Edmundo.

Doni reclama de ajuda da arbitragem à Inter de Milão

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O goleiro Doni, um dos destaques da Roma (ITA) na temporada, lamentou a perda do título italiano na última rodada do campeonato.

O brasileiro, porém, disse que as arbitragens ajudaram a campeã Inter de Milão durante todo o torneio, sendo um fator decisivo para o time de Milão sagrar-se vencedor.

"A Inter mereceu, mas todos nós sabemos aquilo que aconteceu neste campeonato. Infelizmente, vimos muitas coisas incorretas. A Inter foi ajudada em algumas partidas", disse o goleiro.

Daniel Alves pede para sair do Sevilla

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O lateral-direito Daniel Alves, destaque do Sevilla (ESP) há algumas temporadas, disse que quer deixar o clube espanhol na próxima temporada.

O brasileiro, que tem sido constantemente convocado por Dunga para a Seleção Brasileira, tem a intenção de jogar em um clube de maior expressão.

O maior interessado no jogador, desde o ano passado, é o Barcelona (ESP). O Sevilla, porém, dificulta a negociação e pede muito dinheiro para liberar Daniel.

Nas últimas semanas, surgiu o boato de um possível interesse por parte do Manchester United (ING), que tem na lateral-direita a sua maior deficiência. O atacante Luís Fabiano



Final inglesa premia melhores defesas da Europa

Foto:AFP
por Obede Jr. - obede@universodabola.com

Cristiano Ronaldo, Tevez, Drogba, Anelka e Rooney são dos atacantes mais famosos e cobiçados do mundo da bola. Hoje à tarde eles entram em campo em Moscow para conquistar a glória máxima do futebol europeu. No entanto, Manchester United e Chelsea, que protagonizam a primeira final inglesa da Copa dos Campões, devem muito mais às suas defesas do que aos seus badalados atacantes.

Os Red Devils de Manchester tomaram apenas cinco gols em 12 partidas pela Champions, ao passo que o Chelsea viu apenas sete bolas balançando a rede de sua meta. Se analisarmos também o campeonato inglês, a marca se torna ainda mais expressiva. Em 38 jogos, Manchester e Chelsea sofreram, respectivamente, 22 e 26 gols. Ou seja, em 50 jogos disputados pelas duas equipes na temporada, o United sofreu 27 gols e os Blues 33 tentos. Médias de 0,54 e 0,66 respectivamente.

A força do futebol inglês e a disciplina tática são as razões para defesas tão sólidas e consistentes. Na fase final da Champions, o Manchester só foi vazado 1 vez. E ainda falam de Cristiano Ronaldo.. tsc tsc..

Um 0 a 0 não será surpresa, mas será um grande jogo.

Machucado, zagueiro Alex é cortado da Seleção

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

O zagueiro Alex, do Chelsea (ING) está cortado do elenco da Seleção Brasileira que enfrentará Canadá e Venezuela, em amistosos, e Paraguai e Argentina, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

Além de perder a chance na Seleção, o zagueiro ficará de fora da final da Liga dos Campeões da Europa, onde seu time enfrenta o Manchester United (ING) em busca do título mais importante do Velho Continente.

De virada, Fogão vence o Corinthians

por João Andrade - joaoandrade@universodabola.com

Em um jogo de dois tempos opostos, o Botafogo conseguiu uma virada importante e venceu o Corinthians por 2x1, ontem, no estádio Engenhão, na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil.

O Corinthians entrou em campo melhor postado e, com maior volume de jogo, dominou as ações iniciais. Wellington Paulista, porém, quase abriu o placar para o Fogão em duas oportunidades.

Mas o Timão seguia superior e o gol não tardou a sair. Carlos Alberto aproveitou excelente passe de Herrera para abrir o placar para o time paulista.

Vaiado pela torcida, o Botafogo desceu para o vestiário em desvantagem. O técnico Cuca, então, resolveu mexer no time. Tirou Zé Carlos e colocou o atacante Fábio, passando a jogar com três atacantes.

A mudança deu certo e o Fogão partiu para cima do Corinthians. E logo aos 9 minutos conseguiu o empate, em pênalti que Jorge Henrique sofreu e Lúcio Flávio converteu.

A torcida, então, passou a incentivar o time carioca, que levava perigo à meta de Felipe. E a pressão dos donos da casa deu resultado. Aos 43 minutos, após cobrança de escanteio, Jorge Henrique apareceu livre para virar o placar e deixar o Fogão em vantagem na semifinal.

Na próxima quarta-feira, os dois times se enfrentam novamente, desta vez no Morumbi. O Corinthians precisa vencer por 1x0 ou por dois gols de vantagem para chegar a final. O Botafogo joga pelo empate e por uma derrota simples, desde marque mais de dois gols.

As duas equipes terão desfalques importantes. Pelo lado corintiano, Fabinho, Lulinha, André Santos e Carlos Alberto receberam o terceiro cartão amarelo e não jogam a 'decisão'. No Botafogo, os suspensos serão Túlio e Alessandro.